A CONCEPÇÃO DE POLITECNIA:

UMA VISÃO SOBRE O ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v3i3.10586

Palavras-chave:

Educação Politécnica, EPT, Institutos Federais de Educação

Resumo

Com a aprovação da atual Lei de Direções e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996 e suas modificações), a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) foi instituída no Brasil na década de 1990. Ganhou novas responsabilidades com a criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O objetivo do artigo foi fazer uma análise histórica e tecnológica da educação profissional e tecnológica no Brasil, e uma correlação entre a concepção de politecnia no ensino médio integrada à educação profissional. Como resultado, a educação profissional pode ser auxiliada para a aprendizagem significativa em um currículo integrado do ensino médio. Além disso, são necessárias políticas públicas voltadas para a EPT para aumentar as opções educacionais e garantir a qualidade.

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Biografia do Autor

Esp. Lucimar Aparecida Soares da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT

Mestranda em Educação PROFEPT IFES/IFMT, Especialista em Educação do Campo pelo IFMT- Campus Confresa (2011) e em Coordenação Pedagógica pela UFMT (2012). licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006). Atuei como Assessora Pedagógica de Matemática na Secretaria Municipal de Educação de Confresa (2009-2012). Atuo como docente de Matemática no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Barra do Garças. Como docente tenho experiência no ensino fundamental, médio, técnico, tecnógico, bacharelado e licenciatura, com disciplinas de Matemática, Matemática Financeira, Estatística, Estatística Aplicada, Estatística Básica, Cálculo, Álgebra Linear, Geometria Analítica e Álgebra, Tratamento Estatístico de Dados e Matemática Elementar. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

Soares da Silva, L. A., & Mello, G. J. (2023). A CONCEPÇÃO DE POLITECNIA:: UMA VISÃO SOBRE O ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO NO BRASIL. Revista De Ciência Política, Direito E Politicas Públicas - POLITI(K)CON, 3(3), 70–79. https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v3i3.10586