MERCANTILIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
uma discussão à luz da obra “O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado”
DOI:
https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v4i4.10593Palavras-chave:
Ensino Superior, Mercado Educacional, Trabalho ComplexoResumo
A expansão do ensino superior brasileiro nas últimas décadas, especialmente em decorrência da expressiva oferta de vagas em instituições de ensino superior particulares, é um fenômeno que merece uma análise mais crítica, sobretudo a partir de suas variadas causas. Com base na obra “O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado”, este artigo aprofunda essa temática com o objetivo de propor uma reflexão sobre como as diretrizes dos órgãos internacionais mundiais repercutiram a mercantilização do ensino superior no Brasil. A metodologia é qualitativa e descritiva, com uso da ferramenta de revisão bibliográfica. É possível argumentar que se por um lado a oferta de vagas em instituições de ensino superior particulares possibilitou o acesso da população menos favorecida a esse nível educacional, por outro é uma resposta às demandas dos centros hegemônicos do capitalismo mundial frente a essa nova perspectiva de sociedade globalizada. Além disso, tira do Estado a responsabilidade sobre a formação para o trabalho complexo da população, contribuindo para a comoditização do ensino superior brasileiro.
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