MERCANTILIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

uma discussão à luz da obra “O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v4i4.10593

Palavras-chave:

Ensino Superior, Mercado Educacional, Trabalho Complexo

Resumo

A expansão do ensino superior brasileiro nas últimas décadas, especialmente em decorrência da expressiva oferta de vagas em instituições de ensino superior particulares, é um fenômeno que merece uma análise mais crítica, sobretudo a partir de suas variadas causas. Com base na obra “O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado”, este artigo aprofunda essa temática com o objetivo de propor uma reflexão sobre como as diretrizes dos órgãos internacionais mundiais repercutiram a mercantilização do ensino superior no Brasil. A metodologia é qualitativa e descritiva, com uso da ferramenta de revisão bibliográfica. É possível argumentar que se por um lado a oferta de vagas em instituições de ensino superior particulares possibilitou o acesso da população menos favorecida a esse nível educacional, por outro é uma resposta às demandas dos centros hegemônicos do capitalismo mundial frente a essa nova perspectiva de sociedade globalizada. Além disso, tira do Estado a responsabilidade sobre a formação para o trabalho complexo da população, contribuindo para a comoditização do ensino superior brasileiro.

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Biografia do Autor

  • Especialista Wictória Eloá Gomes Pereira, Instituto Federal de Mato Grosso

    Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso, especialista em Secretariado Executivo pela Faculdade Educacional da Lapa e atualmente é aluna do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), pelo IFMT. Realizou o curso Tecnico em Secretariado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Ocupa o cargo de Técnica em Secretariado na Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais do IFMT. Em pesquisa atua na área de Marketing, Comportamento do Consumidor e Inovação

  • Doutor Lúcio Ângelo Vidal, Instituto Federal de Mato Grosso

    Cursou Eletrônica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (2000), graduado em licenciatura em física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006), formado em Meteorologia pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (2005), mestre em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009) e doutor em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Professor de Física do Instituto Federal de Mato Grosso (2013) onde ensina disciplinas de Física do ensino médio e disciplinas de Física Geral do básico das Engenharias. Compõe desde 2017 o corpo docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica (profEPT) do IFMT campus Cuiabá. Leciona as disciplinas de Bases Conceituais em EPT e Práticas Educativas em EPT. Integrou o grupo de pesquisa GPEP no referido mestrado de 2018 a 2021 e a partir de 2022 integra o grupo de pesquisa GPET. 

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

MERCANTILIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: uma discussão à luz da obra “O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado”. (2023). Revista De Ciência Política, Direito E Politicas Públicas - POLITI(K)CON, 4(4), 21-29. https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v4i4.10593

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