EDUCAÇÃO POLITÉCNICA E A FORMAÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO

FORMAÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v4i4.10595

Palavras-chave:

Educação politécnica, Formação do Currículo, Ensino médio

Resumo

O presente estudo busca apresentar uma relação entre a educação politécnica e o currículo integrado do ensino médio dos institutos federais de Mato Grosso. Devido à reforma que o Ministério da Educação promoveu neste último ano da educação básica, as discussões sobre como o ensino médio está estruturado na educação brasileira tornaram-se mais frequentes. Com base nos referenciais teóricos que abarcam sobre o assunto, buscou-se discutir sobre a temática, argumentando sobre a importância da integração dos currículos e a formação politécnica. Conclui-se que, as mudanças legislativas a partir de 2003 possibilitaram a integração da educação básica com a educação profissional inspirada na politécnica, ressalta-se que, é preciso continuar investindo em iniciativas que promovam uma real integração curricular em ensino politécnico para criar assim, uma educação que auxilie na emancipação da classe trabalhadora

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Biografia do Autor

Dr. Lúcio Ângelo Vidal, Instituto Federal de Mato Grosso/ IFMT

Cursou Eletrônica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (2000), graduado em licenciatura em física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006), formado em Meteorologia pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (2005), mestre em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009) e doutor em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Professor de Física do Instituto Federal de Mato Grosso (2013) onde ensina disciplinas de Física do ensino médio e disciplinas de Física Geral do básico das Engenharias. Compõe desde 2017 o corpo docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica (profEPT) do IFMT campus Cuiabá. Leciona as disciplinas de Bases Conceituais em EPT e Práticas Educativas em EPT. Integrou o grupo de pesquisa GPEP no referido mestrado de 2018 a 2021 e a partir de 2022 integra o grupo de pesquisa GPET.

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

SIQUEIRA DA CUNHA, R., & Ângelo Vidal, L. (2023). EDUCAÇÃO POLITÉCNICA E A FORMAÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO: FORMAÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO MÉDIO. Revista De Ciência Política, Direito E Politicas Públicas - POLITI(K)CON, 4(4), 44–53. https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v4i4.10595