A EDUCAÇÃO DE SURDOS NA ERA DA INDETERMINAÇÃO

AVANÇOS E CONQUISTAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DO REGIME MILITAR ATÉ A ATUALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v4i4.10615

Palavras-chave:

Educação Especial; Educação de Surdos; Ditadura Militar

Resumo

A década de 60 representou, para o país, um momento de adversidade dentro das áreas econômica, política e educacional. O regime militar instaurado no Brasil em 1964, colocou em evidência a fragilidade da educação especial, que servia apenas para atender ao mercado de trabalho. Neste contexto, o presente trabalho traz algumas reflexões sobre os avanços e conquistas na construção das políticas públicas voltadas para a educação especial, sobretudo na educação de surdos, após o período de regime militar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, resgatando alguns documentos publicados pelo Ministério da Educação (MEC), bem como dialogando com autores como Oliveira (2007), Frigotto (1993), Saviani (2013). Como resultado, constatou-se que a época da ditadura foi um momento de indeterminação para as pessoas com deficiência, com o descontrole governamental frente à privatização do ensino. Nos anos 2000, houve grandes avanços para a inclusão de crianças deficientes e surdos em escolas regulares, a partir da criação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, e significou o fim de uma era de segregação entre surdos e ouvintes, e que agora passam a conviver e aprender coletivamente, em ambiente educacional acessível e adaptado às suas especificidades.

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Biografia do Autor

Giehl, M. B., IFMT

Gaduado em Letras/Inglês pela Faculdades Integradas de Diamantino, Pós-Graduando em Libras e Educação Especial pelo IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso). Trabalho na profissão de intérprete de Libras desde 2012, concursado no cargo de Intérprete de Língua de Sinais pelo IFMT (Instituto Federal de Educação) e desde o ano de 2019 e também estou trabalhando enquanto professor da educação superior nas disciplinas de Libras e Português Instrumental pela UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso). Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica - (ProfEPT IFMT), sob orientação da Dra. Juliana Saragiotto Silva.

Silva, J. S, IFMT

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000), mestrado em Política Científica e Tecnológica na Universidade Estadual de Campinas (2008), doutorado em Engenharia de Computação pela Escola Politécnica da USP (2014) e pós-doutorado em Bioinformática pelo Instituto de Biociências da USP (2017). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e analista de sistemas da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: levantamento de requisitos, mapeamento de processos, análise e projeto de sistemas. Além disso, por meio do Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação da USP (BioComp-USP), realiza pesquisas na área de Informática para Biodiversidade, particularmente em torno de métricas de Análise de Redes Sociais e sua aplicação em Redes de Interação biológicas. Atualmente é docente permanente do mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) do IFMT, vice-líder do Grupo de Pesquisa em Ensino Técnico e Tecnológico (GPET), membro do Grupo de Estudos em Saúde Planetária do Instituto de Estudos Avançados da USP e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Agroinformática - SBIAgro (2022-2023).

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

Gieh, M., & Silva, J. S. (2023). A EDUCAÇÃO DE SURDOS NA ERA DA INDETERMINAÇÃO: AVANÇOS E CONQUISTAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DO REGIME MILITAR ATÉ A ATUALIDADE. Revista De Ciência Política, Direito E Politicas Públicas - POLITI(K)CON, 4(4), 30–43. https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v4i4.10615