FORMAÇÃO HUMANA E OS DESAFIOS QUE TRANSCENDEM O CAPITAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v3i2.10617Palavras-chave:
Conhecimento, Formação humana, CapitalResumo
O presente artigo busca refletir sobre a importância da formação humana na Educação Básica, tendo como principal base bibliográfica István Mészáros, bem como ressaltar a importância da reflexão filosófica para uma formação omnilateral, fazendo com que o processo de ensino aprendizagem seja para além do capital. A Filosofia, por sua vez, não ensina só a pensar com clareza e autonomia, mas a fundamentar essa cadeia de pensamento, formando cidadãos críticos diante da realidade. Considerando, portanto, a inegável importância da educação para a vida e não somente para o mercado de trabalho é que delinearemos, a partir de então, uma breve análise bibliográfica sobre a educação, correlacionando-a com o atual modelo de ensino que atende a ideologias capitalistas.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
FRIGOTTO; Gaudêncio. A Educação Omnilateral. In: SALETE, R.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, p. 265-272, 2012.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo. In: SALETE, R.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, p. 748-759, 2012.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. 3.ED. São Paulo: Cortez, 2012.
MATO GROSSO. Orientações curriculares: ciências humanas: educação básica. Cuiabá: Defanti, 2010 (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso).
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2012.
OLIVEIRA, José Sílvio de. A Paideia Grega: A Formação Omnilateral em Platão e Aristóteles. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos – programa de Pós-graduação em Educação, 2015.