FORMAÇÃO HUMANA E OS DESAFIOS QUE TRANSCENDEM O CAPITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v3i2.10617

Palavras-chave:

Conhecimento, Formação humana, Capital

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre a importância da formação humana na Educação Básica, tendo como principal base bibliográfica István Mészáros, bem como ressaltar a importância da reflexão filosófica para uma formação omnilateral, fazendo com que o processo de ensino aprendizagem seja para além do capital. A Filosofia, por sua vez, não ensina só a pensar com clareza e autonomia, mas a fundamentar essa cadeia de pensamento, formando cidadãos críticos diante da realidade. Considerando, portanto, a inegável importância da educação para a vida e não somente para o mercado de trabalho é que delinearemos, a partir de então, uma breve análise bibliográfica sobre a educação, correlacionando-a com o atual modelo de ensino que atende a ideologias capitalistas.

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Biografia do Autor

  • Dr. Lauro Leocádio da Rosa, Instituto Federal de Mato Grosso- IFMT

    Possui graduação (B.Sc.) em Engenharia Elétrica (2010) e mestrado (M.Sc.) em Engenharia de Edificações e Ambiental (2012), ambas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012), MBA em Gerenciamento de Projetos pelo IMP / FAUC (2014) e Doutorado (Ph.D) em Engenharia Urbana (PPGEU) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2022), trabalhando na linha de Urbanismo, área temática de Cidades Inteligentes, mais especificamente em Cidades, Redes Elétricas e Edificações Inteligentes, Gerenciamento pelo lado da demanda e conforto térmico. Professor de carreira EBTT, classe DIV, nível 2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Possui experiência nas áreas das Engenharias Elétrica, de Edificações, Ambiental e Urbana atuando principalmente nos seguintes temas: eficiência energética e sustentabilidade nas edificações e nas cidades, redes elétricas inteligentes, qualidade da energia elétrica e educação profissional e tecnológica. Atualmente orientador efetivo de Mestrado Profissional Stricto Sensu no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT (em rede pelo IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espirito Santo), Comissão Acadêmica Local do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso no Campus Cuiabá- Cel. Octayde Jorge da Silva (IFMT-CBA-COJS) e também orientador de Especialização Latu Sensu do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Urbano - PPGDUrb ofertado pelo IFMT Campus Várzea Grande (IFMT-VGD).

Referências

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

FORMAÇÃO HUMANA E OS DESAFIOS QUE TRANSCENDEM O CAPITAL. (2023). Revista De Ciência Política, Direito E Politicas Públicas - POLITI(K)CON, 3(3), 80-88. https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v3i2.10617

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