A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO PARA O TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v3i2.10644

Palavras-chave:

Educação Profissional, Formação profissional, Trabalho, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O presente artigo aproxima a política educacional e o processo de formação do trabalhador no Brasil. Logo, o objetivo geral analisa pontualmente a intersecção entre a Educação Profissional com a formação para o trabalho. A metodologia qualitativa utilizou-se das ferramentas de análise documental e revisão bibliográfica. Em termos gerais, este trabalho contribuiu com o debate proposto e os achados apontam que: i) a transformação da EP no período analisado possui pontos de contato salientes com a formação pretendida para o trabalhador no Estado Brasileiro; ii) o desenho institucional da política pública em questão revela como se dinamizou em cada momento analisado a dialética existente entre o interesse do trabalhador e o interesse do capital, geralmente priorizando esse último.

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Biografia do Autor

  • Esp. Liliane Silva Penã Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

    Possui graduação em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2011). Pós Graduação Lato Sensu em Administração Pública e Gestão Estratégica: Ciências Sociais, Negócio e Direito (2020). Assistente em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Pontes e Lacerda. Atualmente cursa o Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFMT.

  • Dr. José Vinicius da Costa Filho , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

    Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2019), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), especialista em Gestão Pública pelo Instituto Cuiabano de Educação (2009), graduado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009), Licenciado em Pedagogia em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFMT (2021). Coordenador e docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional (ProfEPT). Membro do Grupo de Pesquisas em Ensino Profissional (GPEP) e do PRAETOR - Grupo de Estudos sobre Poder Judiciário, Política e Sociedade. Tem experiência na área de Educação, Direito, Ciência Política e Gestão Pública.

  • Dr. Lúcio Angelo Vidal , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

    Cursou Eletrônica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (2000), graduado em licenciatura em física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006), formado em Meteorologia pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (2005), mestre em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009) e doutor em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Professor de Física do Instituto Federal de Mato Grosso (2013) onde ensina disciplinas de Física do ensino médio e disciplinas de Física Geral do básico das Engenharias. Compõe desde 2017 o corpo docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica (profEPT) do IFMT campus Cuiabá. Leciona as disciplinas de Bases Conceituais em EPT e Práticas Educativas em EPT. Integrou o grupo de pesquisa GPEP no referido mestrado de 2018 a 2021 e a partir de 2022 integra o grupo de pesquisa GPET.

  • Dr. Geison Jader Mello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

    Possui Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Física (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2013) ambos pelo Programa de Pós-Graduação Física Ambiental (PGFA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na área de Concentração Análise e Modelagem da Interação Biosfera - Atmosfera. Atualmente é professor de Física no Campus Cuiabá "Octayde" do Instituto Federal de Mato Grosso (CBA IFMT). Atua nos níveis do Ensino Médio Integrado, Técnico Subsequente, Ensino Superior e Pós-Graduação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Acadêmico (PPGEn IFMT) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional (ProfEPT IFMT), desenvolve pesquisas nas temáticas do Ensino de Ciências e Matemática, Metodologias Ativas, Abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e Educação Profissional e Tecnológica.

Referências

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Publicado

2023-02-28

Como Citar

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO PARA O TRABALHO. (2023). Revista De Ciência Política, Direito E Politicas Públicas - POLITI(K)CON, 3(3), 61-69. https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v3i2.10644

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