EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS DAS ESCOLAS PARA REALIZAR A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores

  • Antônio Leonardo Amorim Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Edileila Andreia Ferreira Vareiro Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Karina Martins Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v7i.13359

Palavras-chave:

Inclusão

Resumo

A educação precisa ser inclusiva, de modo que as crianças com Espectro Autista (TEA) tenham condições efetivas de serem recepcionadas no sistema escolar. Esta pesquisa foi realizada através da metodologia bibliográfica e documental com abordagem dedutiva e qualitativa. O objetivo de desenvolver o tema Transtorno do Espectro do Autismo, levando em conta os desafios enfrentados pelas escolas na inclusão da criança no ambiente escolar para efetivar esse direito adquirido; a atuação da escola e a parceria da família é de fundamental importância na prática da inclusão. Se tem registrado pelo menos quatro variantes do Transtorno do Espectro do Autismo. A partir dessa afirmativa, o papel da escola é acolher e transformar sem discriminar as demandas de cada um. Usar as ferramentas pedagógicas adequadas e potencializar as características individuais. E para que o processo de inclusão aconteça de forma íntegra é importante aprofundar o conhecimento nos aportes jurídicos que garante esse direito. Analisar como se dá a relação família/escola e quais as consequências positivas podem ser alcançadas, bem como compreender como as legislações Brasileiras e Diretrizes da Educação podem propiciar o processo de inclusão. Em síntese o tema busca facilitar a compreensão da inclusão escolar e a inserção nas discussões que embasam a Educação Especial.

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Biografia do Autor

  • Antônio Leonardo Amorim, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doutor em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina, bolsista CAPES (2022/2023), Mestre em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017-2019), bolsista CAPES (2017-2018), Especialista em Direito Penal e Processo Penal (2017-2018), Professor de Processo Penal no Curso de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus do Pantanal - CPAN, Cidade de Corumbá/MS e Coordenador do Projeto de Pesquisa Criminologia Crítica do Pantanal. E-mail: antonio.amorim@ufms.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1464-0319. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5692695774578222.

  • Edileila Andreia Ferreira Vareiro, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Discente do Curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso – Câmpus de Brasnorte. E-mail: edileila.vareiro@unemat.br.

  • Karina Martins, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Doutora em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB (2018-2022). Mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Violência pelo Centro Universitário Euro-Americano (2015-2017). Especialista em Direito Agroambiental e Sustentabilidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015). Especialista em Direito e Processo Civil pela Universidade Cândido Mendes - RJ (2008). Possui graduação em Direito pela Universidade de Cuiabá (2002). Advogada.

Referências

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Publicado

2025-05-16

Como Citar

Leonardo Amorim, A., Andreia Ferreira Vareiro, E. ., & Martins, K. . (2025). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS DAS ESCOLAS PARA REALIZAR A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA). Revista De Ciência Política, Direito E Politicas Públicas - POLITI(K)CON, 7, 128-139. https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v7i.13359