EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS DAS ESCOLAS PARA REALIZAR A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA)
DOI:
https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v7i.13359Palavras-chave:
InclusãoResumo
A educação precisa ser inclusiva, de modo que as crianças com Espectro Autista (TEA) tenham condições efetivas de serem recepcionadas no sistema escolar. Esta pesquisa foi realizada através da metodologia bibliográfica e documental com abordagem dedutiva e qualitativa. O objetivo de desenvolver o tema Transtorno do Espectro do Autismo, levando em conta os desafios enfrentados pelas escolas na inclusão da criança no ambiente escolar para efetivar esse direito adquirido; a atuação da escola e a parceria da família é de fundamental importância na prática da inclusão. Se tem registrado pelo menos quatro variantes do Transtorno do Espectro do Autismo. A partir dessa afirmativa, o papel da escola é acolher e transformar sem discriminar as demandas de cada um. Usar as ferramentas pedagógicas adequadas e potencializar as características individuais. E para que o processo de inclusão aconteça de forma íntegra é importante aprofundar o conhecimento nos aportes jurídicos que garante esse direito. Analisar como se dá a relação família/escola e quais as consequências positivas podem ser alcançadas, bem como compreender como as legislações Brasileiras e Diretrizes da Educação podem propiciar o processo de inclusão. Em síntese o tema busca facilitar a compreensão da inclusão escolar e a inserção nas discussões que embasam a Educação Especial.
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