INCLUSÃO E CIDADANIA A PARTIR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA LEGISLATIVA PROTETIVA À PESSOA COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE BRASNORTE-MT

Autores

  • NELI DE FATIMA CECATO SAEDT SAUNALLI Universidade Estadual do Mato Grosso
  • PAULO EDUARDO ELIAS BERNACCHI UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO https://orcid.org/0009-0000-1288-7778

DOI:

https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v8i.13601

Palavras-chave:

Direito. Educação Física. Cidadania.

Resumo

A Educação Física, como ferramenta de inclusão e cidadania, exerce um papel de suma importância no desenvolvimento da pessoa com deficiência (Steinhilber, 2023). O desenvolvimento motor, incluindo para todas as  deficiências, está diretamente ligado à formação integral da criança, pois é  responsável pelo conhecimento da estrutura físico-motora, afetiva e cognitiva da mesma (Pontes, 2021). Não obstante também, o direito se propõe, em princípio, a dar possibilidades de efetivação das políticas públicas de acesso e inclusão no desenvolvimento adequado da população PcD (Vicente, 2015).  Portanto, buscar-se-á compreender, neste trabalho, o papel do esporte paraolímpico, na inclusão da pessoa com deficiência, proporcionando a inclusão do sujeito com a sociedade. A partir de leituras do direito e da educação física serão elencados balizamentos argumentativos para os possíveis avanços legais na proteção dos direitos da pessoa com deficiência da CRFB/88 até a atualidade, bem como entender o que é educação física inclusiva sob o ponto de vista do atendimento aos PCDs. O método principal para a realização deste trabalho é o hipotético dedutivo, com análise documental e bibliográfica sobre o tema. Por fim, se apresentará um caso exitoso de inclusão da pessoa com deficiência através do projeto social INTEGRAR, este realizado na cidade de Brasnorte/MT. Espera-se contribuir para aprimoramentos de discussões e contribuições acadêmicas sobre a pessoa com deficiência, bem como seu acesso a políticas de cidadania, neste caso em específico o esporte paraolímpico.

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Biografia do Autor

  • NELI DE FATIMA CECATO SAEDT SAUNALLI, Universidade Estadual do Mato Grosso

    Bacharel e Licenciada em Educação Física, Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) e servidora pública de Brasnorte - Mato Grosso

  • PAULO EDUARDO ELIAS BERNACCHI , UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO

    Mestre em Direito na Universidade Católica de Petrópolis/RJ (2017) - Programa de Pós-graduação stricto sensu em Direito com área de concentração única em JUSTIÇA, PROCESSO E DIREITOS HUMANOS, na linha de pesquisa Processo e efetivação da justiça e dos direitos humanos. MBA em LLM Direito Corporativo pelo IBMEC-RJ (2006-2007). Graduado em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2005). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) na Turma de Ética e Disciplina (TED) e membro da Comissão de Estudos em Processo Civil da OAB/RJ (2018/2021). Atualmente é advogado.

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Publicado

2025-05-27

Como Citar

SAEDT SAUNALI, N. D. F. C., & BERNACCHI , P. E. E. (2025). INCLUSÃO E CIDADANIA A PARTIR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA LEGISLATIVA PROTETIVA À PESSOA COM DEFICIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO DA CIDADE DE BRASNORTE-MT. Revista De Ciência Política, Direito E Politicas Públicas - POLITI(K)CON, 8, VOL8008. https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v8i.13601