O CARÁTER NÃO RESSOCIALIZADOR DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE: UM ESTUDO SOBRE OS ÍNDICES DE REINCIDÊNCIA CRIMINAL NA CADEIA DE BARRA DO BUGRES-MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v7i.13632Palavras-chave:
Ressocialização, pena privativa de liberdade, reincidênciaResumo
Diante das condições precárias do sistema carcerário brasileiro considera-se essencial avaliar as práticas utilizadas para a ressocialização de detentos sob a custodia do Estado. Neste sentido a presente pesquisa tem como objetivo apresentar dados sobre a aplicação pena privativa de liberdade e seu efeito não-ressocializador dos detentos que estiveram sobre a tutela do Estado na cadeia pública de Barra do Bugres-MT no ano de 2023. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo onde acessamos dados estatísticos reveladores dos índices de reincidência dos detentos da Cadeia Pública de Barra do Bugres, o que nos permitiu refletir sobre essa condição não- ressocializadora da pena privativa de liberdade. No presente estudo utilizamos o método misto (quali-quantitativo) para respaldar nossas reflexões.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Dispõe sobre a execução das penas e das medidas de segurança. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 jul. 1984.
BASILIO, Samuel. A execução penal e a ressocialização do preso. Disponível em: <https://semanaacademica.org.br/artigo/execucao-penal-e-ressocializacao-do-preso>. Acesso em 24 de Set de 2024.
BITENCOURT, Cezar Roberto. Código Penal Comentado. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 278).
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. Tradução de Dante Moreira Leite. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2017.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL(SISDEPEN). Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias período de janeiro a junho de 2024. Disponível em <https://www.gov.br/senappen/pt-br/assuntos/noticias/senappen-divulga-levantamento-de-informacoes-penitenciarias-referente-ao-primeiro-semestre-de-2024/relipen-1-semestre-de-2024.pdf/view >. Acesso em 14 dez. 2024.
WACQUANT, Loïc. Punir os pobres: a nova gestão da miséria. Tradução de Sérgio Lamarão. Rio de Janeiro: Revan, 2009.