PRINCÍPIO EDUCATIVO EM GRAMSCI
Reflexões sobre o ser humano, trabalho e educação
DOI:
https://doi.org/10.30681/politi(k)con.v4i2.10675Keywords:
Gramsci, Trabalho, EducaçãoAbstract
Este artigo reflete, conforme proposto por Antônio Gramsci, acerca do trabalho como o princípio educativo que se desenvolve na escola. Privilegia-se o diálogo com a pesquisa de Manacorda (2019) para sustentar a reflexão, principalmente ao ressaltar, de uma forma mais específica, sobre a relação dessas atividades eminentemente humanas. A metodologia é qualitativa e se utiliza da revisão bibliográfica para atender ao objetivo proposto. Dessa forma, o trabalho se perfaz em um princípio educativo pois sua existência é inexorável ao desenvolvimento do ser, da relação dos homens entre si (tipos de sociedades, as leis, a política, o governo, o Estado), bem como da relação dos homens com a natureza (ciências e as técnicas). Por fim, é o princípio apresentado por Gramsci como estrutura para a escola unitária.
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