Autoavaliação institucional da pós-graduação: lendo nas ‘entrelinhas’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392315

Palavras-chave:

Auto avaliação, metodologia da pesquisa, inovação, pós-graduação

Resumo

Este artigo descreve a metodologia qualitativa e quantitativa de um projeto de pesquisa em andamento. A metodologia incorpora elementos de pesquisa avaliativa, sendo todos os pesquisadores integrantes do objeto investigado. O objetivo da pesquisa foi confirmar os indicadores de Autoavaliação da Capes e interpretar as intenções implícitas e ações volitivas em direção à inovação, mentalidade experiencial e planejamento estratégico. A busca focou relatórios dos programas de pós-graduação em Educação, Saúde Coletiva e Licenciatura. O artigo descreve a metodologia dessa busca, detalha suas fases e os caminhos percorridos. As categorias foram encontradas ‘nas entrelinhas’ dos relatórios de autoavaliação (n=392) do exercício avaliativo em larga escala da Capes 2017-2020. As evidências das categorias foram identificadas e a metodologia mostrou-se eficaz para explorar dados publicamente disponíveis e capturar os impactos subjetivos do exercício avaliativo.

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Biografia do Autor

  • Denise Balarine Cavalheiro Leite, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Senior Researcher Cnpq/UFRGS

    Porto Alegre RS Brasil

    denise.leite@hotmail.com.br

    https://orcid.org/0000-0002-9855-572X

  • Isabel Gomes de Pinho, Universidade Aveiro, Portugal

    Isabel Gomes de Pinho

    Universidade AVEIRO

    Aveiro, Portugal

    isabelpinho@ua.pt

    orcid.org/0000-0003-1714-8979

  • Mara Regina Lemes de Sordi, Unicamp Universidade Estadual de Campinas

    Mara Regina Lemes de Sordi

    Professora Associada da Faculdade de Educação

    Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação

    UNICAMP

    Campinas SP, Brasil

    maradesordi14@gmail.com

    https://orcid.org/0000-0003-1216-7185

  • Bernardo Sfredo Miorando, ERASMUS Tampere University and Eötvös Lórand University, Hungary

    Bernardo Sfredo Miorando

    Erasmus Scholar

    Tampere University and Eötvös Lórand University

    Budapest, Hungary

    bernardo.sfredo@gmail.com

    https://orcid.org/0000-0002-7556-1684

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Publicado

2023-11-23

Como Citar

Autoavaliação institucional da pós-graduação: lendo nas ‘entrelinhas’ . Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 39, n. 1, p. e392315, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2023.E392315. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/11809.. Acesso em: 3 jul. 2024.

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