Autoavaliação institucional da pós-graduação: lendo nas ‘entrelinhas’
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392315Palavras-chave:
Auto avaliação, metodologia da pesquisa, inovação, pós-graduaçãoResumo
Este artigo descreve a metodologia qualitativa e quantitativa de um projeto de pesquisa em andamento. A metodologia incorpora elementos de pesquisa avaliativa, sendo todos os pesquisadores integrantes do objeto investigado. O objetivo da pesquisa foi confirmar os indicadores de Autoavaliação da Capes e interpretar as intenções implícitas e ações volitivas em direção à inovação, mentalidade experiencial e planejamento estratégico. A busca focou relatórios dos programas de pós-graduação em Educação, Saúde Coletiva e Licenciatura. O artigo descreve a metodologia dessa busca, detalha suas fases e os caminhos percorridos. As categorias foram encontradas ‘nas entrelinhas’ dos relatórios de autoavaliação (n=392) do exercício avaliativo em larga escala da Capes 2017-2020. As evidências das categorias foram identificadas e a metodologia mostrou-se eficaz para explorar dados publicamente disponíveis e capturar os impactos subjetivos do exercício avaliativo.
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