Indígenas Na Cidade: Uma análise das percepções da população Juarense sobre os indígenas do Vale do Arinos
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392323Palavras-chave:
Indígenas, Análise de Discurso, Preconceito, discriminaçãoResumo
O presente texto tem por objetivo principal identificar a existência de preconceitos e discriminação contra os indígenas que transitam ou moram na zona urbana de Juara-MT, através da análise dos discursos emitidos por alguns moradores não indígenas, sendo os mesmos proprietários e funcionários de comércio localizados no centro da cidade, bem como compreender como os indígenas são concebidos e percebidos através do conhecimento que a população construiu a respeito deles ao longo do percurso histórico, considerando que o município é interétnico e intercultural. A pesquisa foi desenvolvida a partir de artigos acadêmicos disponíveis na web, livros, textos, documentos, teses acadêmicas e entrevistas com algumas pessoas comerciantes e funcionários que residem na cidade Juara. Como aportes teóricos para realizar a Análise do resultado do discurso, foram utilizados apontamentos de Foucault, entre outros autores. Espera-se que o estudo desperte no leitor inúmeras reflexões sobre os diversos pontos que desfavorecem a população indígena em relação ao modo de tratamento diferenciado que lhes é dado pela sociedade não indígena.
Downloads
Referências
AGÊNCIA SENADO. Brasil criou 1a lei antirracismo após hotel em SP negar hospedagem a dançarina negra americana. Ed. 69, Sociedade, 2020. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/arquivo-s/brasil-criou-1a-lei-antirracismo-apos-hotel-em-sp-negar-hospedagem-a-dancarina-negra-americana.> acesso em abril 2022.
BBC NEWS - 'Isso não é gente': os áudios com ataques a indígenas na pandemia que se tornaram alvos do MPF. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53541373 >. Acessado em 15 abril 2021
BICALHO, Poliene Soares dos Santos. Protagonismo indígena no Brasil: Movimento, Cidadania e Direitos (1970-2009). Tese (doutorado) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2010.
BORGES, E; Medeiros, C. A; D'Adesky, J. Racismo, preconceito e intolerância. São Paulo: Atual, 2002.
BLUMER, H. Race prejudice as a sense of group position. The Pacific Sociological Review. 1958.
BRASIL- LEGISLAÇÃO FEDERAL. Decreto-Lei 1.192, de 8 de novembro de 1971. Cria o Programa de Desenvolvimento do Centro-Oeste (PRODOESTE) e dá outras providências. Disponível em: <https://www.diariodasleis.com.br/legislacao/federal/65646-cria-o-programa-de-desenvolvimento-do-centro-oeste-prodoeste-e-du-outras-providuncias.html>. Acesso em 12 abril 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Saúde. Relatório das ações realizadas pela SESAI para enfrentamento da Pandemia do CORONAVÍRUS (COVID-19). Disponível em:
<http://www.saudeindigena.net.br/coronavirus/viewNoticia.php?CodNot=2ba29aca6b> Acesso em 8 Nov. 2021.
BRASIL. Câmara dos Deputados. LEI Nº 1.390, DE 3 DE JULHO DE 1951. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1950-1959/lei-1390-3-julho-1951-361802-normaatualizada-pl.html >. acesso em 15 de Abril 2022.
BRASIL. Planalto. LEI Nº 7.437, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1985. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7437.html >Acesso em 15 de Abril. 2022.
BRASIL. Planalto. LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7716.htm > Acesso em 15 de Abril 2022.
BRASIL. Planalto. LEI Nº 6.0001, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1973. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6001.htm> . Acesso em 16 Maio 2022.
BRASIL. Planalto. LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em 20 Maio 2022.
CAREGNATO, Rita Catalina Aquino; MUTTI. Regina. Pesquisa qualitativa: análise do discurso. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tce/a/9VBbHT3qxByvFCtbZDZHgNP/?format=pdf&lang=pt > Acesso em 13 Maio 2021.
CIMI- Conselho Indigenista Missionário. Indígena busca ajuda e é recebido a tiros no MT: “Ainda existe muita discriminação do branco contra o indígena”, diz mãe da vítima. Disponível em; <https://cimi.org.br/2020/09/indigena-busca-ajuda-e-e-recebido-a-tiros-no-mt-ainda-existe-muita-discriminacao-do-branco-contra-o-indigena-diz-mae-da-vitima/ >. Acessado em 7 abril 2021.
DELEUZE, GILLES. Foucault. Tatuapé, SP: Editora Brasiliense, 2013.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H. L., RABINOW, P. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1986.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do discurso. São Paulo: editora Loyola, 2013.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. Rio de Janeiro: Forense Universitária, ed. 2014.
JONES, J. M. Racismo e preconceito. Trad. Dante Moreira Leite. São Paulo: Edgard Blücher; EDUSP, 1973.
LUCIANO, Gersem dos Santos. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.
LUZ, Cassiano Batista da; TERENA, Henrique Dias, SANTOS, Uziel Santana dos. Cartilha de Direitos Indígenas. Brasília: AMTB, 2016
MEC- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. As leis e a educação escolar indígena: Programa Parâmetros em Ação de Educação Escolar Indígena. Brasília: SEF/MEC, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Legislacao%20miolo.pdf>. Acesso 20 Mar. 2022.
MEC- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Apresentação do PIBID. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pibid>. Acesso em 21 Maio 2022.
MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (Org.) Pesquisa social – teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2004.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 5 ed. Campinas: Pontes, 2005.
PERONi, V. M. V., Caetano, M. R., & Arelaro, L. R. G. (2019). BNCC: disputa pela qualidade ou submissão da educação?. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 35(1), 035–056. Disponível em: https://doi.org/10.21573/vol1n12019.93094 . Acesso em 16 Maio 2022.
PREFEITURA DE JUARA. Prioridades de vacinação estabelecida no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Disponível em https://juara.mt.gov.br/imprensa/noticia/prioridades-de-vacinacao-estabelecida-no-plano-nacional-de-operacionalizacao-da-vacinacao-contra-a-covid-19-/5206. Acesso em 25 março 2021.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. rev. 1 reimpr. - Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
ZOIA, Alceu; MENDES, M. (2020). Alguns aspectos da luta pela efetivação do direito à autodeterminação do Povo Indígena Paiter Suruí: a educação, a cultura e a terra. Revista Da Faculdade De Educação, 33(1), 247–268. https://doi.org/10.30681/21787476.2020.33.247268
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ronelia Nascimento, Eneida Sanchez Charmo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".