Pueblos Indígenas Em La Ciudad: Um análisis de las percepciones de la población juarense sobre los indígenas del Valle de Arinos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2023.E392323

Palabras clave:

Pueblos indígenas, Análisis del discurso, Prejuicio, discriminación

Resumen

El presente trabajo tiene como objetivo principal identificar la existencia del prejuicio y discriminación hacia los indígenas que transitan o habitan en la zona urbana de Juara-MT, a través del análisis de los discursos emitidos por algunos pobladores no indígenas, así como la comprensión cómo se concibe y percibe a los indígenas a partir del conocimiento que la población ha construido sobre ellos a lo largo del recorrido histórico, considerando que el municipio es interétnico e intercultural. La investigación se desarrolló a partir de artículos académicos disponibles en la web, libros, textos, documentos, tesis académicas y entrevistas a algunas personas que viven en la ciudad de Juara. Como aportes teóricos para la realización del Análisis del resultado de los discursos se utilizaron apuntes de Foucault, entre otros autores. Se espera que el estudio despierte en el lector numerosas reflexiones sobre los diversos puntos que desfavorecen a esta población frente al trato diferenciado que les brinda la sociedad no indígena.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Eneida Sanchez Charmo, Professora da Rede Estadual de Juara – MT

    Eneida Sanchez Charmo

    Professora da Rede Estadual de Juara – MT. 

    E-mail: sanchez84enny@gmail.com

    https://orcid.org/0000-0012-1057-9734-5829

  • Ronelia Nascimento, Pesquisadora independente

    Professora Mestra, Professora formadora do Projeto de Pesquisa Ações Saberes Indígenas na Escola - Rede UFMT
    Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisa da Diversidade da Amazônia Legal.(CNPq), E-mail
    ronelia.do.nasciment@unemat.br
    https://orcid.org/0000-0002-2439-2278

Referencias

AGÊNCIA SENADO. Brasil criou 1a lei antirracismo após hotel em SP negar hospedagem a dançarina negra americana. Ed. 69, Sociedade, 2020. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/arquivo-s/brasil-criou-1a-lei-antirracismo-apos-hotel-em-sp-negar-hospedagem-a-dancarina-negra-americana.> acesso em abril 2022.

BBC NEWS - 'Isso não é gente': os áudios com ataques a indígenas na pandemia que se tornaram alvos do MPF. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53541373 >. Acessado em 15 abril 2021

BICALHO, Poliene Soares dos Santos. Protagonismo indígena no Brasil: Movimento, Cidadania e Direitos (1970-2009). Tese (doutorado) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2010.

BORGES, E; Medeiros, C. A; D'Adesky, J. Racismo, preconceito e intolerância. São Paulo: Atual, 2002.

BLUMER, H. Race prejudice as a sense of group position. The Pacific Sociological Review. 1958.

BRASIL- LEGISLAÇÃO FEDERAL. Decreto-Lei 1.192, de 8 de novembro de 1971. Cria o Programa de Desenvolvimento do Centro-Oeste (PRODOESTE) e dá outras providências. Disponível em: <https://www.diariodasleis.com.br/legislacao/federal/65646-cria-o-programa-de-desenvolvimento-do-centro-oeste-prodoeste-e-du-outras-providuncias.html>. Acesso em 12 abril 2021.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história e geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Saúde. Relatório das ações realizadas pela SESAI para enfrentamento da Pandemia do CORONAVÍRUS (COVID-19). Disponível em:

<http://www.saudeindigena.net.br/coronavirus/viewNoticia.php?CodNot=2ba29aca6b> Acesso em 8 Nov. 2021.

BRASIL. Câmara dos Deputados. LEI Nº 1.390, DE 3 DE JULHO DE 1951. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1950-1959/lei-1390-3-julho-1951-361802-normaatualizada-pl.html >. acesso em 15 de Abril 2022.

BRASIL. Planalto. LEI Nº 7.437, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1985. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7437.html >Acesso em 15 de Abril. 2022.

BRASIL. Planalto. LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7716.htm > Acesso em 15 de Abril 2022.

BRASIL. Planalto. LEI Nº 6.0001, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1973. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6001.htm> . Acesso em 16 Maio 2022.

BRASIL. Planalto. LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em 20 Maio 2022.

CAREGNATO, Rita Catalina Aquino; MUTTI. Regina. Pesquisa qualitativa: análise do discurso. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tce/a/9VBbHT3qxByvFCtbZDZHgNP/?format=pdf&lang=pt > Acesso em 13 Maio 2021.

CIMI- Conselho Indigenista Missionário. Indígena busca ajuda e é recebido a tiros no MT: “Ainda existe muita discriminação do branco contra o indígena”, diz mãe da vítima. Disponível em; <https://cimi.org.br/2020/09/indigena-busca-ajuda-e-e-recebido-a-tiros-no-mt-ainda-existe-muita-discriminacao-do-branco-contra-o-indigena-diz-mae-da-vitima/ >. Acessado em 7 abril 2021.

DELEUZE, GILLES. Foucault. Tatuapé, SP: Editora Brasiliense, 2013.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H. L., RABINOW, P. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1986.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do discurso. São Paulo: editora Loyola, 2013.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. Rio de Janeiro: Forense Universitária, ed. 2014.

JONES, J. M. Racismo e preconceito. Trad. Dante Moreira Leite. São Paulo: Edgard Blücher; EDUSP, 1973.

LUCIANO, Gersem dos Santos. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.

LUZ, Cassiano Batista da; TERENA, Henrique Dias, SANTOS, Uziel Santana dos. Cartilha de Direitos Indígenas. Brasília: AMTB, 2016

MEC- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. As leis e a educação escolar indígena: Programa Parâmetros em Ação de Educação Escolar Indígena. Brasília: SEF/MEC, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Legislacao%20miolo.pdf>. Acesso 20 Mar. 2022.

MEC- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Apresentação do PIBID. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pibid>. Acesso em 21 Maio 2022.

MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S. (Org.) Pesquisa social – teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2004.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 5 ed. Campinas: Pontes, 2005.

PERONi, V. M. V., Caetano, M. R., & Arelaro, L. R. G. (2019). BNCC: disputa pela qualidade ou submissão da educação?. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 35(1), 035–056. Disponível em: https://doi.org/10.21573/vol1n12019.93094 . Acesso em 16 Maio 2022.

PREFEITURA DE JUARA. Prioridades de vacinação estabelecida no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Disponível em https://juara.mt.gov.br/imprensa/noticia/prioridades-de-vacinacao-estabelecida-no-plano-nacional-de-operacionalizacao-da-vacinacao-contra-a-covid-19-/5206. Acesso em 25 março 2021.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. rev. 1 reimpr. - Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

ZOIA, Alceu; MENDES, M. (2020). Alguns aspectos da luta pela efetivação do direito à autodeterminação do Povo Indígena Paiter Suruí: a educação, a cultura e a terra. Revista Da Faculdade De Educação, 33(1), 247–268. https://doi.org/10.30681/21787476.2020.33.247268

Publicado

2024-04-16

Cómo citar

CHARMO, Eneida Sanchez; NASCIMENTO, Ronelia. Pueblos Indígenas Em La Ciudad: Um análisis de las percepciones de la población juarense sobre los indígenas del Valle de Arinos. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 39, n. 1, p. e392323, 2024. DOI: 10.30681/21787476.2023.E392323. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/12338. Acesso em: 9 dec. 2025.