Os desafios da pandemia da covid-19 no setor da educação de base e a desigualdade no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12437

Palavras-chave:

Educação, Pandemia, Desigualdade

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os impactos da pandemia e as desigualdades socioeconômicas observadas no setor educacional no Brasil. Como método, foi escolhida a revisão bibliográfica a partir da literatura publicada sobre o ensino – aprendizagem no período da pandemia. Os achados do trabalho demonstram que o setor da educação em geral e, mais especificamente, a educação pública, sofreu as consequências graves provocadas pela pandemia. Dentre os resultados, conseguimos destacar que: (a) a adaptação das escolas públicas às aulas remotas foi lenta, causando assim um atraso no processo educativo dos alunos desse setor; (b) as desigualdades observadas no Brasil entre escolas públicas e privadas, têm-se igual distanciamento entre as escolas urbanas e rurais; (c) a desigualdade foi observada ao nível de acessibilidade dos recursos tecnológicos para realizar as aulas remotas.

 

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Biografia do Autor

  • Deogratias Cirhakarula Muderwa, Doutorando Universidade da Amazônia – UNAMA

    Doutorando em Administração (PPAD – UNAMA), Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia – UNAMA / BRASIL.

  • Luciana Ferreira Rodrigues, Professora da Universidade da Amazônia – UNAMA / BRASIL.

    Pós-doutorado no campo da Política Educacional; Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da Universidade da Amazônia – UNAMA / BRASIL.

  • Luciléa dos Santos Albuquerque Balltazar, Doutoranda Universidade da Amazônia (Unama)

    Doutoranda em Administração pela Universidade da Amazônia ( Unam) e  Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia (Unama)

     

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

CIRHAKARULA MUDERWA, Deogratias; FERREIRA RODRIGUES, Luciana; PINEDA NEBOT, Carmen; DOS SANTOS ALBUQUERQUE BALLTAZAR, Luciléa. Os desafios da pandemia da covid-19 no setor da educação de base e a desigualdade no Brasil. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 40, p. e402401, 2024. DOI: 10.30681/faed.v40i.12437. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/12437. Acesso em: 29 mar. 2025.