Os desafios da pandemia da covid-19 no setor da educação de base e a desigualdade no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12437Palavras-chave:
Educação, Pandemia, DesigualdadeResumo
Este artigo tem como objetivo analisar os impactos da pandemia e as desigualdades socioeconômicas observadas no setor educacional no Brasil. Como método, foi escolhida a revisão bibliográfica a partir da literatura publicada sobre o ensino – aprendizagem no período da pandemia. Os achados do trabalho demonstram que o setor da educação em geral e, mais especificamente, a educação pública, sofreu as consequências graves provocadas pela pandemia. Dentre os resultados, conseguimos destacar que: (a) a adaptação das escolas públicas às aulas remotas foi lenta, causando assim um atraso no processo educativo dos alunos desse setor; (b) as desigualdades observadas no Brasil entre escolas públicas e privadas, têm-se igual distanciamento entre as escolas urbanas e rurais; (c) a desigualdade foi observada ao nível de acessibilidade dos recursos tecnológicos para realizar as aulas remotas.
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