Processos mediacionais na avaliação de crianças com problemas de desenvolvimento e aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Mediação conceitual, Criança, Problemas de aprendizagem

Resumo

Este ensaio aborda os processos mediacionais investigados em estudos com crianças problemas de desenvolvimento e aprendizagem visando a promoção do desenvolvimento humano e da inclusão social e educacional. Os estudos baseiam-se em pressupostos de teorias cognitivistas e sociointeracionistas de Lev S. Vygotsky (1896-1934) e da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural/Theory of Structural Cognitive Modifiability (MCE) e a Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada/Mediated Learning Experience (EAM) desenvolvida por Reuven Feüerstein (1921-2014). A investigação foi realizada a partir da Mediated Learning Experience (MLE) Rating Scale (MLERS), a qual foi adaptada para a avaliação da mediação em diferentes contextos de interação adulto-criança: a) mãe-criança com deficiência visual; b) professor-aluno com dificuldade de aprendizagem; c) avaliador-criança com problemas de comunicação. Os resultados permitem vislumbrar a promoção de aprendizagem da criança com dificuldade ou deficiência e auxiliá-la a alcançar um outro nível de competência cognitiva ou social.

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Biografia do Autor

  • Sônia Regina Fiorim Enumo, Universidade Federal do Espírito Santo

    Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e em Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.  e-mail: soniaenumo@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9038-6151

     

  • Ana Cristina Barros da Cunha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professora Associada, Departamento de Psicologia Clínica, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.  Professora do Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGP-IP-UFRJ, 2018) e do Mestrado Profissional em Saúde Perinatal da Maternidade Escola da UFRJ (ME-UFRJ. 2016). e-mail: acbcunha@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0003-0839-0130

  • Kely Maria de Sousa Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo

    Professora Associada do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

    e-mail: kely.m.pereira@ufes.br https://orcid.org/0000-0001-9095-6556

  • Tatiane Lebre Dias, Universidade Federal de Mato Grosso

    Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Programa de Mestrado em Educação Inclusiva em Rede (PROFEI-UFMT) 

    e-mail: tatiane.dias@ufmt.br

    https://orcid.org/0000-0002-9515-1578

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Publicado

2024-05-29

Como Citar

Processos mediacionais na avaliação de crianças com problemas de desenvolvimento e aprendizagem. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 40, p. e402402, 2024. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/12438.. Acesso em: 12 jul. 2024.

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