Processos mediacionais na avaliação de crianças com problemas de desenvolvimento e aprendizagem
Palavras-chave:
Mediação conceitual, Criança, Problemas de aprendizagemResumo
Este ensaio aborda os processos mediacionais investigados em estudos com crianças problemas de desenvolvimento e aprendizagem visando a promoção do desenvolvimento humano e da inclusão social e educacional. Os estudos baseiam-se em pressupostos de teorias cognitivistas e sociointeracionistas de Lev S. Vygotsky (1896-1934) e da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural/Theory of Structural Cognitive Modifiability (MCE) e a Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada/Mediated Learning Experience (EAM) desenvolvida por Reuven Feüerstein (1921-2014). A investigação foi realizada a partir da Mediated Learning Experience (MLE) Rating Scale (MLERS), a qual foi adaptada para a avaliação da mediação em diferentes contextos de interação adulto-criança: a) mãe-criança com deficiência visual; b) professor-aluno com dificuldade de aprendizagem; c) avaliador-criança com problemas de comunicação. Os resultados permitem vislumbrar a promoção de aprendizagem da criança com dificuldade ou deficiência e auxiliá-la a alcançar um outro nível de competência cognitiva ou social.
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