Interconexão entre educação ambiental e desenvolvimento sustentável: construindo um futuro sustentável
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12475Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável., Ensino e Aprendizagem., Educação Ambiental.Resumo
O trabalho discute a interrelação entre a Educação Ambiental (EA) e o Desenvolvimento Sustentável (DS), destacando suas diferenças e objetivos comuns. Enquanto o DS busca integrar aspectos econômicos, sociais e ambientais para garantir um futuro equitativo e sustentável, a EA visa conscientizar e capacitar indivíduos a adotarem comportamentos sustentáveis em suas vidas cotidianas. A pesquisa evidencia a importância da união dessas temáticas na conscientização ambiental, especialmente no contexto escolar, onde os princípios dos 5Rs (Reduzir, Reutilizar, Recusar/Repensar, Reciclar e Reaproveitar) podem ser integrados ao currículo para formar cidadãos mais conscientes e responsáveis. Além disso, são sugeridas possíveis áreas de pesquisa futura, como a avaliação da eficácia de programas de EA e o impacto das políticas públicas na promoção da sustentabilidade.
Downloads
Referências
ACSELRAD, Henri. Sentidos da Sustentabilidade urbana. In: A duração das cidades: sustentabilidade e risco nas políticas urbanas. Org. ACSELRAD, Henri. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 28 abr. 1999.
DAL-FARRA, R. A.; LOPES, M. C. O. Pesquisa qualitativa: uma jornada do pensamento. São Paulo: Liber Ars, 2013.
FREITAS, M. Educação ambiental e/ou educação para o desenvolvimento sustentável? Revista Iberoamericana de Educación, 2022. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/776/1478.
GEOAMBIENTAL JR. Educação Ambiental: práticas para o desenvolvimento sustentável. 2024. Disponível em: https://www.geoambientaljr.com/post/educa%C3%A7%C3%A3o-ambiental-pr%C3%A1ticas-para-o-desenvolvimento-sustent%C3%A1vel.
JOHNSON, Bea. Zero Waste Home: The Ultimate Guide to Simplifying Your Life by Reducing Your Waste. New York: Scribner, 2013.
JUS. A educação ambiental como meio para a concretização do desenvolvimento sustentável. 2023. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/23750/a-educacao-ambiental-como-meio-para-a-concretizacao-do-desenvolvimento-sustentavel.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. 1ª. ed. Editora 34, 1994.
LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
LEONARD, Annie. A História das Coisas. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
LOUREDO, P. Educação ambiental e os 5 Rs. 2018. Disponível no site: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/educacao-ambiental-os-5 rs.htm. Acesso em 28 abr. 2022.
LOUREIRA, Ana Maria Silva. Coleta seletiva na escola: uma ferramenta para a educação ambiental. In: Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, 2018, Faro. Anais... Faro: Universidade do Algarve, 2018.
LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.
MCDONOUGH, W.; BRAUNGART, M. Do berço ao berço: refazendo o caminho do nosso lixo. Rio de Janeiro: Editora Gustavo Gili, 2002.
MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São Paulo (SP): HUCITEC, 2006.
MORIN, E.; MOIGNE, Jean-Louis le. A inteligência da complexidade. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Petrópolis, 2000.
OTTMANN, G. Cidadania mediada: processos de democratização da política municipal no Brasil. Novos Estudos, v. 74, mar. 1997.
PELICIONI, M. C. F. Educação ambiental, qualidade de vida e sustentabilidade. Saúde e Sociedade. São Paulo, v. 7, n. 2, p. 19-31, 1998.
PRIMACK, R. B. Essentials of conser Essentials of conservation biology. Massachusetts: Sinauer Associates Inc., 1993.
REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.
ROOS, A. BECKER, L. S. B. Educação ambiental e sustentabilidade. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. Santa Maria, v. 5, n. 5, p. 857-866, 2012. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs2.2.2/index.php/reget/article/view/4259>. Acesso em: 28 abr. 2022.
SACHS, I. Barricadas de ontem, campos do futuro. Estudos Avançados. v. 24, n. 68, p. 25-38, 2010.
SHIVA, Vandana. Biopirataria: A Pilhagem da Natureza e do Conhecimento. São Paulo: Estação Liberdade, 1997.
TOALDO, Adriane Medianeira; MEYNE, Lucas Saccol. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO PARA A CONCRETIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, [S.L.], v. 8, p. 661, 4 abr. 2013. Universidade Federal de Santa Maria. http://dx.doi.org/10.5902/198136948393
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vinicius Azambuja Ribeiro, Leticia Azambuja Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".