Objetos digitais de aprendizagem voltados para o ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12842

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Processo Educativo, Tecnologias Digitais

Resumo

Os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) ajudaram o ensino no recente contexto pandêmico, seja nas aulas virtuais síncronas ou assíncronas. O estudo faz uma prospecção das produções científicas nos últimos cinco anos (2017-2022) sobre os ODA que estão sendo utilizados nas práxis no Ensino de Ciências em âmbito internacional. Constitui-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, básica, descritiva e exploratória, do tipo estado do conhecimento. Como recorte temporal, considerou os últimos 5 anos (2017-2022), e optou-se como base de dados CAPES e SciELO em destaque nessa pesquisa os repositórios Periódicos PubMed – National Library of Medicine (NLM). Das trinta e quatro publicações encontradas nesse período, optou-se por 10 que se apresentavam relação com o Ensino de Ciências. Foram analisados os seguintes critérios: tipos de ODA; tecnologia necessária; metodologia de ensino; e principais resultados. Logo, espera-se que essa pesquisa estimule a reflexão sobre a importância dos ODA para o Ensino de Ciências. 

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Biografia do Autor

  • Ms. Jefferson Batistella, SEDUC-MT

    Mestre em Ensino (IFMT), Docente de Ciências, lotado na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC) / BRASIL. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8214-2795

     E-mail: jeffersonbatistella@gmail.com.

  • Dr. Marcelo Franco Leão, IFMT

    Doutor em Educação em Ciências (UFRGS); Graduação em Química Licenciatura Plena (UNISC) e em Licenciatura em Física (UNEMAT); Especialização em Orientação Educacional (DOM ALBERTO) e em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira (UFMT); Mestrado em Ensino (UNIVATES). Docente do Mestrado Acadêmico em Ensino (IFMT/UNIC); Professor de Química no Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa, Confresa-MT

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Publicado

2024-11-08

Como Citar

BATISTELLA, Jefferson; FRANCO LEÃO, Marcelo. Objetos digitais de aprendizagem voltados para o ensino de ciências. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 40, p. e402414, 2024. DOI: 10.30681/faed.v40i.12842. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/12842. Acesso em: 30 mar. 2025.