Objetos digitais de aprendizagem voltados para o ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12842Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Processo Educativo, Tecnologias DigitaisResumo
Os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) ajudaram o ensino no recente contexto pandêmico, seja nas aulas virtuais síncronas ou assíncronas. O estudo faz uma prospecção das produções científicas nos últimos cinco anos (2017-2022) sobre os ODA que estão sendo utilizados nas práxis no Ensino de Ciências em âmbito internacional. Constitui-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, básica, descritiva e exploratória, do tipo estado do conhecimento. Como recorte temporal, considerou os últimos 5 anos (2017-2022), e optou-se como base de dados CAPES e SciELO em destaque nessa pesquisa os repositórios Periódicos PubMed – National Library of Medicine (NLM). Das trinta e quatro publicações encontradas nesse período, optou-se por 10 que se apresentavam relação com o Ensino de Ciências. Foram analisados os seguintes critérios: tipos de ODA; tecnologia necessária; metodologia de ensino; e principais resultados. Logo, espera-se que essa pesquisa estimule a reflexão sobre a importância dos ODA para o Ensino de Ciências.
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