Os precedentes históricos da educação do campo no Brasil: uma apresentação da relação histórica entre a terra, o capital e a educação do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/faed.v40i.13119

Palavras-chave:

História do Brasil, Educação Rural, Terra, Trabalho e Educação

Resumo

RESUMO: O presente artigo é parte integrante da pesquisa de Mestrado em desenvolvimento intitulada: A construção histórica da Educação do Campo no município de Santa Izabel do Oeste: 1998 -2024, do programa de Pós-graduação em Educação – Unioeste, campus de Francisco Beltrão. Apresentamos por meio de pesquisa bibliográfica, aspectos históricos gerais sobre a questão agrária no Brasil e a educação dos povos do campo, identificando os elementos fundamentais da relação capital, campo e educação. O texto aborda de maneira sintética as referências históricas da Educação do Campo diante da relação de produção e da ocupação agrária do país, apresentando como esta modalidade de Educação consolida-se como pauta de luta dos movimentos sociais populares e se transforma em resistência frente às relações sociais determinantes no Brasil, permitindo que a Educação do Campo seja resistência frente a esta realidade. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Biografia do Autor

  • Dhiandra Leicy Raiher, Unioeste

    Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em
    Educação (PPGE- FB), professora do Quadro Próprio do Magistério do
    Estado do Paraná (SEED-PR), Santa Izabel do Oeste, Paraná, Brasil.
    Email: raiher_2012@hotmail.com
    ORCID: https://orcid.org/0009-0006-7197-9625

  • Dr. Carlos Antônio Bonamigo, unioeste

    Doutor em Educação pela UFRGS. Professor Adjunto da Unioeste de Francisco Beltrão.
    Francisco Beltrão, Paraná, Brasil.
    Email: carlos.bonamigo@unioeste.br
    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4489-2317

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Publicado

2024-12-05

Como Citar

RAIHER, Dhiandra Leicy; BONAMIGO, Carlos Antônio. Os precedentes históricos da educação do campo no Brasil: uma apresentação da relação histórica entre a terra, o capital e a educação do campo. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 40, p. e402420, 2024. DOI: 10.30681/faed.v40i.13119. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/13119. Acesso em: 30 mar. 2025.