SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS SURDOS E NÃO SURDOS

Autores

  • Victor Hugo de Oliveira Henrique
  • Edna Lopes Hardoim

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2018.29.145158

Palavras-chave:

Sexualidade, educação, alunos surdos

Resumo

Objetivando conhecer a concepção de sexualidade de alunos surdos (AS) e não surdos (NS) e como a expressam, realizou-se uma entrevista semi-estruturada, empregando recursos visuais, com os alunos do 3º Ano do Ensino Médio. Os dados revelaram que o preservativo é o método contraceptivo mais utilizado por ambos os grupos entrevistados. Entre os AS não há um diálogo muito amplo sobre sexualidade com a família, diferindo dos demais. Quanto a realização de atividades relativas ao tema na escola, entre os AS foi unânime a necessidade de aulas de educação sexual, e uma minoria foi contrária à ideia entre os NS. Para a maioria dos AS a sexualidade está relacionada ao ato da prática do sexo, evidenciando a importância de discussão sobre a temática. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os AS conseguem vivenciar sua sexualidade como qualquer indivíduo NS, não tendo sido identificada diferença significativa entre suas concepções.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

HENRIQUE, Victor Hugo de Oliveira; HARDOIM, Edna Lopes. SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS SURDOS E NÃO SURDOS. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 145–158, 2019. DOI: 10.30681/2178-7476.2018.29.145158. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3896. Acesso em: 6 mar. 2025.