SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS SURDOS E NÃO SURDOS

Autores

  • Victor Hugo de Oliveira Henrique
  • Edna Lopes Hardoim

DOI:

https://doi.org/10.30681/2178-7476.2018.29.145158

Palavras-chave:

Sexualidade, educação, alunos surdos

Resumo

Objetivando conhecer a concepção de sexualidade de alunos surdos (AS) e não surdos (NS) e como a expressam, realizou-se uma entrevista semi-estruturada, empregando recursos visuais, com os alunos do 3º Ano do Ensino Médio. Os dados revelaram que o preservativo é o método contraceptivo mais utilizado por ambos os grupos entrevistados. Entre os AS não há um diálogo muito amplo sobre sexualidade com a família, diferindo dos demais. Quanto a realização de atividades relativas ao tema na escola, entre os AS foi unânime a necessidade de aulas de educação sexual, e uma minoria foi contrária à ideia entre os NS. Para a maioria dos AS a sexualidade está relacionada ao ato da prática do sexo, evidenciando a importância de discussão sobre a temática. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os AS conseguem vivenciar sua sexualidade como qualquer indivíduo NS, não tendo sido identificada diferença significativa entre suas concepções.

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Publicado

28/08/2019

Como Citar

Henrique, V. H. de O., & Hardoim, E. L. (2019). SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE ALUNOS SURDOS E NÃO SURDOS. Revista Da Faculdade De Educação, 29(1), 145–158. https://doi.org/10.30681/2178-7476.2018.29.145158

Edição

Seção

ARTIGO