O NASCIMENTO DO MUSEU DE IMAGENS DO INCONSCIENTE: MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO NA PSIQUIATRIA DO BRASIL

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DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.33.1528

Resumo

Este trabalho tem por objetivo principal analisar o entrelaçamento dos con- ceitos de memória, educação e inclusão na psiquiatria do Brasil, a partir do trabalho revolucionário da médica alagoana Nise da Silveira, que culminou no nascimento do Museu de Imagens do Inconsciente. Assim, esse artigo se apresenta em três partes: entender a história da psiquiatria no Brasil desde a fundação do Hospício Nacional Pedro II; compreender a importância da memória nos processos de inserção social e analisar o papel do Museu de Imagens do Inconsciente como um espaço de educação não formal e inclusão social, enquadrando-se no conceito de museu social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental e que pretende uma análise crítica sobre a memória, a educação e da inclusão no contexto da psiquiatria do Brasil

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Biografia do Autor

  • Ana Silvia Marcatto Begalli, Centro Universitário de Jaguariúna/UniFAJ. Jaguariúna. São Paulo.
    Doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco. Mestre em Direito (Constitucionalismo e Democracia) pela Faculdade de Direito do Sul de Minas/FDSM (2012). Professora do Centro Universitário de Jaguariúna/UniFAJ. Jaguariúna. São Paulo, Brasil.
  • Carlos Roberto da Silveira, Universidade São Francisco. Itatiba. São Paulo.
    Pós-doutor em Educação pela Universidade São Francisco (USF). Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade São Francisco. Itatiba. São Paulo. Brasil.

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Publicado

2020-08-06

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

O NASCIMENTO DO MUSEU DE IMAGENS DO INCONSCIENTE: MEMÓRIA, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO NA PSIQUIATRIA DO BRASIL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 15–28, 2020. DOI: 10.30681/21787476.2020.33.1528. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4782.. Acesso em: 22 dez. 2024.