O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A APROXIMAÇÃO COM A DOCÊNCIA EM BIOLOGIA: VIVÊNCIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.34.101120

Resumo

Este texto resulta de uma pesquisa que objetivou investigar a contribuição do Programa Residência Pedagógica para aprendizagem da docência na formação inicial em Biologia. De abordagem qualitativa, recolhemos dados em documentais e nos Relatórios Finais de vinte residentes, licenciandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Núcleo de Belém da Universidade Federal do Pará. Os resultados apontam contribuições significativas para a aprendizagem da docência em sua dimensão pedagógica, desde o planejamento das atividades até a realização e avaliação delas, no entanto, também apontam desafios, tais como: fragilidades da formação pedagógica na universidade, ausência de formação continuada dos Preceptores e falta de infraestrutura para efetivar os projetos pedagógicos da escola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leandro Passarinho Reis Júnior, Universidade Federal do Pará – UFPA. Belém, Pará, Brasil.
    Doutor em Educação. Prof. Adjunto III do Instituto de Ciências Biológicas – ICB. Universidade Federal do Pará – UFPA. Belém, Pará, Brasil.
  • Maria Gorete Rodrigues Cardoso, Universidade Federal do Pará – UFPA. Belém, Pará, Brasil.

    Doutora em Educação. Prof. Adjunto II do Campus Universitário de Bragança. Universidade Federal do Pará – UFPA. Belém, Pará, Brasil. 

Referências

ALCANTARA, M. A. R.; SOUZA, A. C. G. de A. Formação inicial de professores: perfil dos alunos ingressantes em ciências biológicas. Revista Profissão Docente 16.34, 2017. Disponível Em: http://www.periodicos.uffs.edu.br/ Texto%20do%20artigo-28039-2-10-20180621%20(3).pdf Acessado em 10 jun 2020

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 11 ed. São Paulo: EDIÇÕES 70, 2006.

BEREZUK, P.A.; INADA, P. Avaliação dos laboratórios de ciências e biologia das escolas públicas e particulares de Maringá, Estado do Paraná. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 32, n. 2, p. 207-215, 2010. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v32i2.6895

BRASIL. Edital Capes nº 06/2018 - Programa Residência Pedagógica. Brasília: CAPES, 2018. Disponível em: https://capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf Acessado em 01 mai 2020.

CANÁRIO, R. A escola: o lugar onde os professores aprendem. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1997.

CHAVES, S. A construção coletiva de uma prática de formação de professores de ciências: tensões entre o pensar e o agir. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2000.

CHAVES, S. A. Reencantar a ciência, reinventar a docência. Rio de Janeiro: Lf, 2013

FLICK, U. Qualidade na pesquisa qualitativa. Coleção Pesquisa Qualitativa (Coordenação de Uwe Flick) . Porto Alegre: Bookman, Artmed, 2009.

HADDAD, A.E. (org.). A trajetória dos cursos de graduação na área da saúde: 1991-2004. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.

KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: Editora Edusp, 1987.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4 ed. São Paulo: Editora Edusp, 2008.

MARANDINO, M. Museu e escola: parceiros na educação científica do Cidadão. In: CANDAU, V. M. F (Org.). Reinventar a escola. Petrópolis: Vozes, 2000.

CANDAU, V. M. F. Conhecimento Biológico em Exposições de Museus de Ciências: análise do processo de produção do discurso expositivo. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2001.

CANDAU, V. M. F. A pesquisa educacional e a produção de saberes nos museus de ciência. Revista História, Ciências, Saúde, v. 12, p. 161-81, 2005.

MIZUKAMI, M.G.N. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista E-Curriculum, v. 1, n. 1, 2005. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/3106/2046 Acesso em: 12 jun. 2020.

MONTEIRO, J. S; SILVA, D. P. da. A influência da estrutura escolar no processo de ensino-aprendizagem: uma análise baseada nas experiências do estágio supervisionado em Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 19, n. 3, set.-dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/viewFile/14315/pdf Acesso em: 12 jun. 2020.

NÓVOA, A. (org.). Os professores em formação. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1997.

NÓVOA, A. Os professores e as histórias de vida. In: NÓVOA, António. Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2013.

ROCHA, L.D. Avaliação do curso de Licenciatura em ciências biológicas da Unifal-MG na perspectiva de seus egressos. Revista Profissão Docente, v. 13, n. 28, p. 76-98, 2013.

SCHÖN, D.A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SELLES, S.E.; FERREIRA, M.S. O professor de Ciências e o movimento renovador dos anos 1950/70. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 7., Porto. Anais. Porto: Universidade do Minho, 2008. p.1-12

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 13 ed. Petrópolis, RJ: 2012

TOMITA, N.Y. De História Natural a Ciências Biológicas. Ciência e Cultura, v. 47, n.12, p. 1173-1177, dez. 1990.

UFPA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Belém: UFPA/ICB, 2019. Disponível em: http://icb.ufpa.br/cursos/pagina.php?p=1&tipo=1 Acessado em 20 mar 2020.

VASCONCELOS, S. D.; LIMA, K. E. C. O professor de Biologia em formação: reflexão com base no perfil socioeconômico e perspectivas de licenciandos de uma universidade pública. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2010, vol.16, n.2, pp.323-340. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000200004>. Acessado em 05 mai 2020.

VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

2021-01-11

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A APROXIMAÇÃO COM A DOCÊNCIA EM BIOLOGIA: VIVÊNCIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 101–120, 2021. DOI: 10.30681/21787476.2020.34.101120. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5150.. Acesso em: 19 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)