ALFABETIZAÇÃO E OS MULTILETRAMENTOS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL

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DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.34.175197

Resumo

O presente trabalho apresenta o percurso teórico-investigativo que originou o Projeto de Intervenção intitulado “Alfabetização e os multiletramentos: uma proposta de formação docente em práticas de letramento digital”. Inscrito no campo de debates da formação de professores alfabetizadores em uma perspectiva de multiletramentos, o Projeto de Intervenção foi subsidiado por uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo que investigou, através da revisão de literatura e da aplicação de um questionário on-line, como professores da Rede Municipal de Educação de Lauro de Freitas-Ba concebem práticas de alfabetização aliadas aos multiletramentos e como atuam no que tange ao letramento digital. A partir dos resultados, foi elaborada uma proposta interventiva de caráter colaborativo e concebida como pesquisa-ação em rede, tendo o blog como ambiente virtual de aprendizagem e portfólio digital. A proposta visa a ampliar as práticas de alfabetização para o letramento digital na indicada rede educativa, através do acompanhamento da organização do trabalho pedagógico, realizado por meio da elaboração de recursos educacionais e da construção e execução de uma rotina didática, com sequências e projetos pedagógicos em práticas letradas digitais. Espera-se que a intervenção contribua com a reconfiguração de processos de ensinar e de aprender na contemporaneidade, ressignificando saberes e práticas docentes e potencializando o letramento digital nos processos de alfabetização.

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Biografia do Autor

  • Rosângela Costa Soares, Rede Municipal de Educação de Lauro de Freitas, Bahia, Brasil.
    Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação. Professora da Rede Municipal de Educação de Lauro de Freitas, Bahia, Brasil.
  • Verônica Domingues Almeida, Universidade Federal da Bahia Salvador, Bahia, Brasil.

    Doutorado em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia.Salvador, Bahia, Brasil.

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Publicado

2021-01-11

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

ALFABETIZAÇÃO E OS MULTILETRAMENTOS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 175–197, 2021. DOI: 10.30681/21787476.2020.34.175197. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5155.. Acesso em: 23 dez. 2024.