ALFABETIZAÇÃO E OS MULTILETRAMENTOS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.34.175197

Resumo

O presente trabalho apresenta o percurso teórico-investigativo que originou o Projeto de Intervenção intitulado “Alfabetização e os multiletramentos: uma proposta de formação docente em práticas de letramento digital”. Inscrito no campo de debates da formação de professores alfabetizadores em uma perspectiva de multiletramentos, o Projeto de Intervenção foi subsidiado por uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo que investigou, através da revisão de literatura e da aplicação de um questionário on-line, como professores da Rede Municipal de Educação de Lauro de Freitas-Ba concebem práticas de alfabetização aliadas aos multiletramentos e como atuam no que tange ao letramento digital. A partir dos resultados, foi elaborada uma proposta interventiva de caráter colaborativo e concebida como pesquisa-ação em rede, tendo o blog como ambiente virtual de aprendizagem e portfólio digital. A proposta visa a ampliar as práticas de alfabetização para o letramento digital na indicada rede educativa, através do acompanhamento da organização do trabalho pedagógico, realizado por meio da elaboração de recursos educacionais e da construção e execução de uma rotina didática, com sequências e projetos pedagógicos em práticas letradas digitais. Espera-se que a intervenção contribua com a reconfiguração de processos de ensinar e de aprender na contemporaneidade, ressignificando saberes e práticas docentes e potencializando o letramento digital nos processos de alfabetização.

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Biografia do Autor

Rosângela Costa Soares, Rede Municipal de Educação de Lauro de Freitas, Bahia, Brasil.

Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação. Professora da Rede Municipal de Educação de Lauro de Freitas, Bahia, Brasil.

Verônica Domingues Almeida, Universidade Federal da Bahia Salvador, Bahia, Brasil.

Doutorado em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia.Salvador, Bahia, Brasil.

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Publicado

2021-01-11

Como Citar

SOARES, Rosângela Costa; ALMEIDA, Verônica Domingues. ALFABETIZAÇÃO E OS MULTILETRAMENTOS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 175–197, 2021. DOI: 10.30681/21787476.2020.34.175197. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5155. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO