ALFABETIZAÇÃO E OS MULTILETRAMENTOS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.34.175197

Resumen

O presente trabalho apresenta o percurso teórico-investigativo que originou o Projeto de Intervenção intitulado “Alfabetização e os multiletramentos: uma proposta de formação docente em práticas de letramento digital”. Inscrito no campo de debates da formação de professores alfabetizadores em uma perspectiva de multiletramentos, o Projeto de Intervenção foi subsidiado por uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo que investigou, através da revisão de literatura e da aplicação de um questionário on-line, como professores da Rede Municipal de Educação de Lauro de Freitas-Ba concebem práticas de alfabetização aliadas aos multiletramentos e como atuam no que tange ao letramento digital. A partir dos resultados, foi elaborada uma proposta interventiva de caráter colaborativo e concebida como pesquisa-ação em rede, tendo o blog como ambiente virtual de aprendizagem e portfólio digital. A proposta visa a ampliar as práticas de alfabetização para o letramento digital na indicada rede educativa, através do acompanhamento da organização do trabalho pedagógico, realizado por meio da elaboração de recursos educacionais e da construção e execução de uma rotina didática, com sequências e projetos pedagógicos em práticas letradas digitais. Espera-se que a intervenção contribua com a reconfiguração de processos de ensinar e de aprender na contemporaneidade, ressignificando saberes e práticas docentes e potencializando o letramento digital nos processos de alfabetização.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rosângela Costa Soares, Rede Municipal de Educação de Lauro de Freitas, Bahia, Brasil.
    Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação. Professora da Rede Municipal de Educação de Lauro de Freitas, Bahia, Brasil.
  • Verônica Domingues Almeida, Universidade Federal da Bahia Salvador, Bahia, Brasil.

    Doutorado em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia.Salvador, Bahia, Brasil.

Referencias

ALARCÃO. Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2010.

ALMEIDA, Verônica Domingues; SÁ, Maria Roseli Gomes Brito de. Concepções de intervenção do Mestrado Profissional em Educação: tessituras curriculares de uma pesquisa. In: 38a Reunião Nacional da ANPEd, 2017, São Luís: UFMA. Disponível em: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos/trabalho_38anped_2017_GT12_1323.pdf Acesso em: 03 fev. 2020.

ALMEIDA, Verônica Domingues. Formação em redes e redes de formação: Trajetórias de professores e a rede web como processo e possibilidade. In: Presente! Revista de Educação. Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica, ano 18, n. 01, v. 67, abr. 2010, p. 38-46.

BONILLA, Maria Helena. Escola aprendente: desafios e possibilidades postos no contexto da sociedade do conhecimento. 2002. Tese (Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, 2002.

BONILLA, Maria Helena. A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX. In: Tecnologia e novas educações. Salvador: EDUFBA, 2005, p. 71- 80.

BONILLA, Maria Helena. Escola aprendente: comunidade em fluxo. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção (org.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 23-40.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional, 2012. Disponível em: https://www.pomerode.sc.gov.br/arquivos/SED/ano1/unidade_01_ano_01(07_11_2012).pdf

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

CRESWELL, John. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.

FREIRE, Paulo. A pedagogia do oprimido. 59. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREITAS, Maria Teresa. A formação de professores diante dos desafios da cibercultura. In: FREITAS, Maria Teresa. (Org.). Cibercultura e Formação de professores. 01. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HALMANN, Adriane Lizbehd. Reflexões de professores em blogs: aspectos e possibilidades. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, 2002.

KENSKI, Vani. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, São Paulo: Papirus, 2003.

ALBUQUERQUE, Eliana B. C. de; MORAIS, Artur G. de; FERREIRA, Andréa Tereza B. (org.). A relação entre alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos: questões conceituais e seus reflexos nas práticas de ensino e nos livros didáticos. In: FERRAZ, Telma; ALBUQUERQUE, Eliana B. C. de; MORAIS, Artur G. de. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 5. Ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.

LÉVY, Pierre. Uma perspectiva vitalista sobre a cibercultura. In: LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 5. Ed. Porto Alegre: Sulina, 2010.

MESSA, Wilmara Cruz. Utilização de ambientes virtuais de aprendizagem – AVAs: a busca por uma aprendizagem significativa. In: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 9, 2010, p. 1?46. Disponível em:http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2010/2010_2462010174147.pdf. Acesso em 11 abr. 2018.

PRETTO, Nelson De Luca; ASSIS. Alessandra. Cultura digital e educação: redes já! In: PRETTO, Nelson De Luca; SILVEIRA, Sérgio Amadeu da (Org.). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008. 232 p.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. In. NÓVOA, Antônio. (org.) Os Professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PEREIRA, Alice Theresinha Cybis; SCHMITT, Valdenise; DIAS, Maria Regina Álvares Correia. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: PEREIRA, Alice. Theresinha Cybis. (Org.). Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Diferentes Contextos. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007, p. 2-22. Disponível em: http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/ava/2259532.pdf Acesso em: 11 abr. 2018.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. In: Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SANTOS, Edmea. A mobilidade cibercultural: cotidianos na interface educação e comunicação. In: Em Aberto, v. 28, n. 94, 2015. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3059 Acesso em: 13 nov. 2019.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. In: Educação e Sociedade, Campinas, v.23, n.81, p.143-160, dez. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100008&lng=en&nrm=iso Acesso em: 11 jan. 2020.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em: 25 jun. 2019.

Publicado

2021-01-11

Número

Sección

ARTIGO

Cómo citar

ALFABETIZAÇÃO E OS MULTILETRAMENTOS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 175–197, 2021. DOI: 10.30681/21787476.2020.34.175197. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5155.. Acesso em: 22 nov. 2024.