COOPERAÇÃO E ACESSIBILIDADE EM TEMPOS DE “TEL(E)NSINO- APRENDIZAGEM” NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2021.36.105122

Palavras-chave:

pessoa com deficiência, acessibilidade, tecnologia, COVID-19, ensino remoto.

Resumo

A pandemia da COVID-19 instaurou um novo cenário de isolamento social e tel(e)nsino-aprendizagem o que impactou as trajetórias dos estudantes universitários de forma geral, dentre os quais estão aqueles com deficiências, seus pares, docentes, gestores e técnicos administrativos. Muitos deles têm evidenciado o desafio de interagir com os diferentes recursos tecnológicos, bem como a necessidade da acessibilidade comunicacional, informacional e curricular. O enfrentamento de barreiras tecnológicas e digitais advindas desse novo cenário, demandam um empreendimento coletivo e cooperativo entre diferentes atores para a promoção de condições acessíveis para a pessoa com deficiência. Nessa direção, o presente ensaio propõe reflexões e caminhos possíveis para a promoção da acessibilidade na Educação Superior, por meio do desenvolvimento cooperativo de recursos tecnológicos audiovisuais para pessoas com deficiência. Ainda, apresenta uma análise-crítica sobre o desenvolvimento de um vídeo acessível, considerando as dimensões de planejamento, desenvolvimento, edição, revisão, e a mobilização de conhecimentos de tradução para a língua de sinais, a audiodescrição e legendas.

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Biografia do Autor

  • Ligiane de Castro Lopes, Mestre em Educação, Professora do Magistério Superior, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.
    Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2003), mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Ceará, no curso de Licenciatura em Letras Língua Brasileira de Sinais, no setor de estudos Fundamentos da Educação de Surdos, e cursa doutorado em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos. Áreas de interesse: Educação bilíngue para surdos, Didática e educação de surdos, Estágio Curricular, Formação de professores.
  • Joice Raquel Lemes de Freitas, Graduação em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa (TILSP), Universidade Federal de São Carlos- UFSCar, São Carlos, São Paulo, Brasil.

    Graduação em Tradução e Interpretação emLíngua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa (TILSP) pela Universidade Federal de São Carlos -UFSCar. Bolsista FAPESP pelo projeto de pesquisa "Experiência de autoavaliação docente mediada por uma escala de avaliação de interlocução no espaço escolar para o contexto da Educação Bilíngue de Surdos- EVALOE-SSD" (2018/2019). Mestranda pelo programa de Pós-Graduação em Educação Especial -PPGEEs da UFSCar.

  • Leonardo Santos Amâncio Cabral, Universidade Federal de São Carlos

    Professor vinculado ao Departamento de Psicologia do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos. Compõe o quadro permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs e do Curso de Licenciatura em Educação Especial - CLEEsp. É líder do Grupo de Pesquisa Identidades, Deficiências, Educação & Acessibilidade - GP-IDEA/CNPq.

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Publicado

2022-07-19

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

COOPERAÇÃO E ACESSIBILIDADE EM TEMPOS DE “TEL(E)NSINO- APRENDIZAGEM” NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 105–122, 2022. DOI: 10.30681/21787476.2021.36.105122. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5398.. Acesso em: 12 dez. 2024.

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