A DANÇA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CÁCERES MT

Autores/as

  • Thainá de Carvalho
  • Márcia C. R. da S. Coffani

Palabras clave:

Educação Física Escolar, Currículo, Dança.

Resumen

A pesquisa investigou o ensino do conteúdo dança nas aulas de Educação Física Escolar, no Ensino Fundamental II, em Cáceres-MT. Estudaram-se as condições e possibilidades de aplicação do conteúdo dança em aulas de Educação Física, a partir do estudo da visão dos professores desta disciplina, sobre o papel na formação do aluno, incluindo a importância e os fatores que influenciam a presença e a ausência do ensino desse conteúdo na escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-descritiva. Participaram do estudo quatro escolas da rede estadual e seus respectivos professores de Educação Física. Identificou-se a necessidade de um processo de sensibilização e capacitação contínua ao longo da formação inicial e continuada de professores para empreenderem mudanças na prática pedagógica, a favor da diversificação e sistematização do ensino das diferentes práticas corporais na formação do aluno da Educação Básica, como a dança.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF 1998.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF 2000.

BRASILEIRO, L. T.; O conteúdo Dança em aulas de educação física: temos o que ensinar? In: Revista Pensar a Prática.6, p.45-58, jul./jun. 2002-2003.

DARIDO, S. C.. Os conteúdos da Educação Física na escola. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. R. (org.). Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

FOUCAULT, Michel. Os Corpos Dóceis. In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, p.117-141, 1987.

GRANDO, B. S. Corpo e Educação: as relações interculturais nas práticascorporaisBororoemMeruri-MT. Tese de doutoramento apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação no Centro de Ciências da Educação da Educação da UniversidadeFederal de Santa Catarina. Florianópolis, 25 de março de 2004. 357 p.

GRANDO, B. S. Cultura e Dança emMatoGrosso: Catira, Curussé, Folia de Reis, Siriri, Cururu, São Gonçalo, Rasqueado e Dança Cabocla na Região de Cáceres. Cuiabá: Central de Texto, 2002.

JÚNIOR, L. M. G.; DE LIMA, L. M. Educação estética e educação física:a Dança na formação de professores. Goiânia, 2001-2002.

MARQUES, I. A. Dançando na escola. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

NANNI, Dionísia. Dança, da pré-escola à Universidade. Rio de Janeiro: Sprint, 1994.

SARAIVA M. do C.; LIMA, Elaine C. P. et al. Alguns significados e contextos na análise da Dança numa pesquisa ação. In: FALCÃO, J. L.; SARAIVA, M. do C. (org.). Esporte e Lazer na cidade: a prática teorizada e a teoria praticada. Florianópolis: Ed. Lagoa, 2007.

SILVA, E. L. da; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação.3 ed. rev. Atual. Florianópolis Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

SOARES, Carmem L. Corpo, conhecimento e educação: notas esparsas. In: SOARES, Carmem L. (org).Corpo e história.3 ed. Campinas: Ed. Autores Associados, p.109-130, 2006.

STRAZZACAPPA, M. Compartilhando um outro olhar sobre ensino de Dança. In: FALCÃO, J. L. C.; SARAIVA, M. do C. (org.). Esporte e Lazer na cidade: a prática teorizada e a teoria praticada. Florianópolis: Ed. Lagoa, 2007.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VERDERI, E. Dança na Escola uma abordagem pedagógica. São Paulo: Phorte, 2009.

Publicado

2019-09-27

Número

Sección

ARTIGO

Cómo citar

CARVALHO, Thainá de; COFFANI, Márcia C. R. da S. A DANÇA COMO CONTEÚDO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE CÁCERES MT. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 115–132, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4024. Acesso em: 23 feb. 2025.