USO DE CALEIDOSCÓPIOS PLANOS NO ENSINO DA GEOMETRIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO
Palabras clave:
Ensino de Geometria, Caleidoscópio, Materiais Concretos.Resumen
Este artigo apresenta os resultados de uma experiência com a utilização do caleidoscópio plano como ferramenta no ensino de geometria, no 8º ano da E. E. Sete de Setembro do município de Barra do BugresMT. A pesquisa se desenvolveu com foco no conteúdo de simetria, na ótica das atividades pedagógicas com materiais concretos, que podem ser um excelente catalisador para os alunos construírem o seu saber matemático. Evidenciou-se que os estudantes obtiveram melhor desempenho quando lhes foram apresentados materiais manipuláveis para realizarem as mesmas atividades que haviam desenvolvido anteriormente sem o material, no caso, os caleidoscópios. A pesquisa apoia-se pressupostos teóricos de Lorenzato (1995 e 2006); Fainguelernt (1999); Pavanello (2002) entre outros.Descargas
Referencias
BARBOSA, R. M. Descobrindo padrões em mosaicos. São Paulo: Atual, 1993.
BATISTELA, R. F. A trajetória da pesquisa: Um kit de espelhos para o ensino de geometria, por eu mesma. In: Anais SIPEMAT-Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Recife/PE, 2006.
______. Caleidoscópios no ensino de Geometria: possibilidades e limites. In: ANAIS VII EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática, São Paulo/SP, 2004.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
FAINGUELERNT, E. K. Educação Matemática: representação e construção da geometria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
FIORENTINI, Dario. MIORIM, Maria Angela. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da Matemática.Publicado no Boletim SBEM SP, ano 4 n° 7 1990.
KOCHHANN, Maria Elizabete RamboKochhann. GESTAR: formação de professores em serviço e a abordagem da geometria. TESE. Bauru: Pós-Graduação em Educação para a Ciência, 2007.
LORENZATO, S. A. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio Aparecido. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.
______.Por que não ensinar Geometria? In: Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática.São Paulo, ano III,nº 4, p. 313, 1º semestre 1995 (edição especial).
PASSOS, A. L. S.; CHRISTE, N.. Aprender com jogos e situações-problema. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 63-78.
PAVANELLO, R. M.; e ANDRADE, R.N.G. Formar professores para ensinar geometria: um desafio para as licenciaturas em matemática. In: Educação Matemática em revista. Ano 9, n°.11-Edição Especial, 2002, p. 78-87.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Licença CC-BY-NC
"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".