USO DE CALEIDOSCÓPIOS PLANOS NO ENSINO DA GEOMETRIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO

Autores

  • Maria Elizabete Rambo Kochhann
  • Jeane Berbel Santana
  • Acelmo de Jesus Brito
  • Albermary Ribeiro Chagas

Palavras-chave:

Ensino de Geometria, Caleidoscópio, Materiais Concretos.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma experiência com a utilização do caleidoscópio plano como ferramenta no ensino de geometria, no 8º ano da E. E. Sete de Setembro do município de Barra do BugresMT. A pesquisa se desenvolveu com foco no conteúdo de simetria, na ótica das atividades pedagógicas com materiais concretos, que podem ser um excelente catalisador para os alunos construírem o seu saber matemático. Evidenciou-se que os estudantes obtiveram melhor desempenho quando lhes foram apresentados materiais manipuláveis para realizarem as mesmas atividades que haviam desenvolvido anteriormente sem o material, no caso, os caleidoscópios. A pesquisa apoia-se pressupostos teóricos de Lorenzato (1995 e 2006); Fainguelernt (1999); Pavanello (2002) entre outros.

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Referências

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

KOCHHANN, Maria Elizabete Rambo; SANTANA, Jeane Berbel; BRITO, Acelmo de Jesus; CHAGAS, Albermary Ribeiro. USO DE CALEIDOSCÓPIOS PLANOS NO ENSINO DA GEOMETRIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 149–166, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4025. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO