Uma MODELAGEM MATEMÁTICA E O ENSINO DE FUNÇÕES: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Maurinete Costa dos Santos UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Raul UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Luciana UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Ensino Médio, Modelagem Matemática, Aprendizagem, Funções

Resumo

Este estudo tem como objetivo empregar a Modelagem Matemática como uma abordagem de ensino destinada a estudantes do Ensino Médio, utilizando o computador como uma ferramenta essencial para cálculos e representações. Utilizamos as funções afim, potência e exponencial para descrever a variação em relação ao tempo do fluxo de saída dos alunos após término do turno de aulas em uma escola estadual no Estado de Mato Grosso ao longo de três dias consecutivos. Por ser destinada ao Ensino Básico, apresentamos uma sequência didática para auxiliar o professor em como trabalhar uma atividade em que os alunos compreendam um problema real por meio da Modelagem Matemática, além de desenvolver habilidades com a utilização dos softwares Geogebra e Excel.

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Biografia do Autor

Maurinete Costa dos Santos, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2017). Atualmente é professor de matemática - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente no seguinte tema: história da matemática. Pós Graduação em Ensino de Matemática. Especialização em Matemática Financeira. Mestre pelo, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT.

Raul , UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professor da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área Matemática Aplicada, com ênfase em Biomatemática, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmicas evolutivas, modelos de evolução e equações diferenciais. Participa de projetos de cooperação internacional com a Universidade de Torino, Itália.

Luciana, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2001), mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e doutorado "Sistemas Complexos para as Ciências da Vida" na Universidade de Estudos de Torino - Itália, com ênfase em Matemática Aplicada. Atualmente é Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra e Matemática Aplicada.

Referências

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Publicado

09/04/2024

Como Citar

Costa dos Santos, M., Abreu de Assis , R., & Elias de Assis, L. M. (2024). Uma MODELAGEM MATEMÁTICA E O ENSINO DE FUNÇÕES: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO. RECET - Revista De Ciências Exatas E Tecnológicas, 1, e012401. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/recet/article/view/11721