Uma MODELAGEM MATEMÁTICA E O ENSINO DE FUNÇÕES: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Ensino Médio, Modelagem Matemática, Aprendizagem, FunçõesResumo
Este estudo tem como objetivo empregar a Modelagem Matemática como uma abordagem de ensino destinada a estudantes do Ensino Médio, utilizando o computador como uma ferramenta essencial para cálculos e representações. Utilizamos as funções afim, potência e exponencial para descrever a variação em relação ao tempo do fluxo de saída dos alunos após término do turno de aulas em uma escola estadual no Estado de Mato Grosso ao longo de três dias consecutivos. Por ser destinada ao Ensino Básico, apresentamos uma sequência didática para auxiliar o professor em como trabalhar uma atividade em que os alunos compreendam um problema real por meio da Modelagem Matemática, além de desenvolver habilidades com a utilização dos softwares Geogebra e Excel.
Downloads
Referências
Almeida, L. M. W., Tortola, E. (2013). Reflexões a respeito do uso da modelagem matemática em aulas nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (online). Brasília, v. 94, n. 237, 619-642.
Araújo, C. L. (2018). Geogebra como recurso facilitador do processo de ensino aprendizagem de Curvas Planas. Dissertação (Mestrado – Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.
Barbosa, J. C. (2001) Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: Reunião Anual da ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais. Rio de Janeiro: ANPED.
Bassanezi, R. C. (2002). Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. 3ª ed. São Paulo: Contexto.
Bassanezi, R. C. (2015). Modelagem matemática: teoria e prática. Contexto.
Brasil. (2000). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC.
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: MEC. Acesso em: 13/09/2023. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf
Bertone, A. M. A.; Bassanezi, R. C.; Jafelice, R. S. M. (2014). Modelagem Matemática. Universidade Federal de Uberlândia. Acesso em 18/09/2023. Disponível em:https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25315/1/Modelagem%20Matem%C3%A1tica.pdf
Bussab, W. O.; Morettin, P. A. (1986). Estatística Básica. Atual Editora, São Paulo.
Kluber, T. E.; Burak, D. (2008). Concepções de modelagem matemática: contribuições teóricas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 17-34.
Paiva, T. Y. (2016). Aprendizagem Ativa e Colaborativa: uma proposta de uso de metodologias ativas no ensino da matemática. Dissertação (Mestrado – Mestrado Profissional em Matemática) – Departamento de Matemática, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.
SKOVSMOSE, O. C. (2008). Desafios da reflexão em educação matemática. Tradução: Orlando de Andrade Figueiredo, Jonei Cerqueira Barbosa. SBEM, Coleção Perspectivas em Educação Matemática. Campinas, SP: Papirus.
Souza, J. P. F.; Rosa, C. C. (2018). Reflexões sobre a modelagem matemática como uma metodologia ativa. VIII EPMEM – Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática, Cascavel, PR, Brasil. Disponível em:http://sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPMEM/VIII_EPMEM/paper/view/797/403. Acesso em: 20/09/2023.
Zabala, A. (1998). A Prática Educativa: como educar. Porto Alegre.
Ruggiero, M. A. G.; Lopes, V. L. d. R. (1997). Cálculo numérico: aspectos teóricos e computacionais. Makron Books do Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências Exatas e Tecnológicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.