O PROBLEMA DO TESOURO

TRÊS ABORDAGENS DE RESOLUÇÃO DO ENIGMA

Autores

  • ROGÉRIO DOS REIS GONÇALVES a:1:{s:5:"pt_BR";s:56:"Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, MT, Brazil";}
  • Rafael Goulart de Andrade Santos UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

o problema do tesouro, vetores, números complexos, geometria sintética

Resumo

O problema do tesouro é um enigma que envolve a localização de um tesouro enterrado em uma ilha. A história por trás do enigma se inicia com a ocultação do tesouro e a criação de um mapa que contém instruções para encontrá-lo. O mapa orienta os exploradores a partir de um ponto de referência, uma palmeira, e identifica um carvalho e um coqueiro na ilha. A busca pelo tesouro envolve uma série de passos a serem seguidos a partir desses elementos. O procedimento inclui medir distâncias, girar em ângulos específicos e fazer marcas em pontos específicos da ilha. O enigma exige que os exploradores compreendam e sigam cuidadosamente as instruções dadas no mapa. O que mais intriga neste enigma é que a palmeira não existe e este ponto de referência parece crucial para encontrar o tesouro. No entanto, a partir de conceitos básicos sobre vetores ou números complexos ou geometria sintética (euclidiana clássica), é possível determinar a localização precisa do tesouro. Esta narrativa exemplifica um tipo de enigma matemático que requer raciocínio lógico e habilidades de interpretação para resolver. Embora a história seja fictícia, ela ilustra conceitos fundamentais de resolução de problemas em matemática e pode ser usada como um desafio intelectual interessante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Goulart de Andrade Santos , UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduado em Engenharia Civil (Bacharelado) pela Universidade de Franca. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes. Mestre em matemática pelo Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) na Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT). Atuou como docente do Curso de Engenharia Civil na instituição UNIFASIPE - Sinop, e como docente do curso de Engenharia Civil da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT-Sinop) por seis anos. Buscando oportunidades de trabalho em Franca-SP e região.

Referências

Gamow, G. (1988). One, two, three--infinity: facts and speculations of science. Courier Corporation.

GeoGebra. (2015). GeoGebra (Versão 5.0) [Software de computador]. Disponível em https://www.geogebra.org/.

Santos, R. G. A. (2020). Processos Algébricos na Resolução de Problemas de Geometria Euclidiana Plana e Espacial. Dissertação de Mestrado. Mestrado Profissional em Rede Nacional – PROFMAT. Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas. Universidade do Estado de Mato Grosso. Câmpus de Sinop.

Steinbruch, A., & Winterle, P. (2003). Geometria Analítica. McGraw-Hill. São Paulo. 2003.

Villiers, M. (2016). An explanatory, transformation geometry proof of a classic treasure-hunt problem and its generalization. International Journal of Mathematical Education In Science & Technology. DOI: 10.1080/0020739X.2016.1210245.

Downloads

Publicado

22/04/2024

Como Citar

DOS REIS GONÇALVES, R., & Goulart de Andrade Santos , R. (2024). O PROBLEMA DO TESOURO: TRÊS ABORDAGENS DE RESOLUÇÃO DO ENIGMA . RECET - Revista De Ciências Exatas E Tecnológicas, 1, e012403. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/recet/article/view/11732