Utilização de RCD para produção de concreto de 25 MPa

Autores

  • Lucas de Campos Gonçalves Bernardes Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Eduardo Silva Ferreira Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Paloma Dondo Tonello Pedro Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Gustavo Henrique Nunes Universidade do Estado de Mato Grosso https://orcid.org/0000-0002-0129-7403

Palavras-chave:

Agregado reciclado, Materiais cimentícios, RCC, Sustentabilidade

Resumo

Uma alternativa para a redução de impactos ambientais associados à construção civil está relacionada ao uso agregados reciclados para a produção de concreto, considerando a substituição de agregados naturais por agregados provenientes de resíduos de construção e demolição (RCD). O objetivo desta pesquisa foi investigar o desempenho de concreto com substituição de agregado miúdo natural por agregado proveniente de RCD. Para isso, além da caracterização do RCD utilizado, foram analisados quatro teores de substituição de agregado natural por agregado reciclado: 0%, 20%, 50% e 100%. Para avaliação das propriedades mecânicas do concreto, foram realizados os ensaios de consistência e de resistência à compressão. Os resultados evidenciaram a viabilidade de utilização de agregados reciclados para a produção de novos concretos, indicando maior resistência à compressão aos 28 dias nas dosagens com 20% e 50% de substituição de agregado comum por agregado reciclado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas de Campos Gonçalves Bernardes, Universidade do Estado de Mato Grosso

Cursando Engenharia Civil na Universidade do Estado de Mato Grosso (Sinop - MT, Brasil).

Eduardo Silva Ferreira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestrado em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil pela Universidade Federal de Goiás. Professor Assistente na Universidade do Estado de Mato Grosso (Sinop - MT, Brasil).

Paloma Dondo Tonello Pedro, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestrado em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora Assistente na Universidade do Estado de Mato Grosso (Sinop - MT, Brasil).

Gustavo Henrique Nunes, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutorando em Engenharia Civil na Universidade Estadual de Londrina. Professor Assistente na Universidade do Estado de Mato Grosso (Sinop - MT, Brasil).

Referências

Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (2021). Panorama dos resíduos sólidos no Brasil. Disponível em: <https://abrelpe.org.br/panorama/>.

Associação Brasileira de Normas Técnicas (2015). NBR 5738: Concreto – Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova.

Associação Brasileira de Normas Técnicas (2018b). NBR 5739: Concreto – Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos.

Associação Brasileira de Normas Técnicas (2014). NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto.

Associação Brasileira de Normas Técnicas (1987). NBR 9776: Agregados – Determinação da massa específica de agregados miúdos por meio do frasco Chapman.

Associação Brasileira de Normas Técnicas (2021). NBR 15116: Agregados reciclados para uso em argamassas e concretos de cimento Portland – Requisitos e métodos de ensaios.

Associação Brasileira de Normas Técnicas (2018a). NBR 16697: Cimento Portland – Requisitos.

Associação Brasileira de Normas Técnicas (2020). NBR 16889: Concreto – Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone.

Associação Brasileira de Normas Técnicas (2022). NBR 17054: Agregados – Determinação da composição granulométrica – Método de ensaio.

Angulo, S. C. (2005). Caracterização de agregados de resíduos de construção e demolição reciclados e a influência de suas características no comportamento de concretos. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade de São Paulo.

Barboza, M. R.; Bastos, P. S. (2008). Traços de concreto para obras de pequeno porte. Concreto e Construção, v. 36, p. 32-36.

Cabral, A. E. B. (2007). Modelagem de propriedades mecânicas e de durabilidade de concretos produzidos com agregados reciclados, considerando-se a variabilidade da composição do RCD. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade de São Paulo.

Leite, M. B. (2001). Avaliação de propriedades mecânicas de concretos produzidos com agregados reciclados de resíduos de construção e demolição. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Pinto, T. P. (1999). Metodologia para a gestão diferenciada de resíduos sólidos da construção urbana. Tese (Doutorado em Engenharia) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.

Souza, U. E. L. et al. (2004). Diagnóstico e combate à geração de resíduos na produção de obras de construção de edifícios: uma abordagem progressiva. Ambiente Construído, v. 4, n. 4, p. 33-46.

Downloads

Publicado

10/04/2024

Como Citar

de Campos Gonçalves Bernardes, L., Silva Ferreira, E., Dondo Tonello Pedro, P., & Nunes, G. H. (2024). Utilização de RCD para produção de concreto de 25 MPa. RECET - Revista De Ciências Exatas E Tecnológicas, 1, e012402. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/recet/article/view/11731