MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS CURSOS DE TECNOLOGIA

Autores/as

  • Daniel Arlindo de Oliveira Carling Unemat
  • Maycon Ramatis Brugnera Vasconcellos Unemat
  • Elisangela Dias Brugnera Unemat

Palabras clave:

Tecnologia Assistiva, PPC, Componente Curricular

Resumen

Esta pesquisa é fruto de uma pesquisa de Iniciação Científica e visa identificar a presença de componentes curriculares que abordem o uso da tecnologia assistiva nos cursos de graduação na área de tecnologia. Para tanto foi realizado uma busca sistemática nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de graduação dos cursos nas áreas de tecnologia de 69 universidades federais. O estudo fundamenta-se nos princípios do método qualitativo, sendo uma pesquisa bibliográfica. Encontramos dificuldades para a realização da pesquisa como: indisponibilização dos PPCs nos portais dos cursos de graduação das instituições de ensino e PPCs desatualizados. Os dados apontam que ainda é incipiente a presença de componentes curriculares com essa temática na grade curricular das universidades. Indicamos a necessidade de estudos mais aprofundados a respeito desta temática, incluindo as universidades estaduais e privadas. Consideramos importante a presença de componentes curriculares que abordem a tecnologia assistiva nos cursos de tecnologia.

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Biografía del autor/a

Daniel Arlindo de Oliveira Carling, Unemat

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Maycon Ramatis Brugnera Vasconcellos, Unemat

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Elisangela Dias Brugnera, Unemat

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Publicado

2024-05-03

Cómo citar

Arlindo de Oliveira Carling, D., Ramatis Brugnera Vasconcellos, M., & Dias Brugnera, E. (2024). MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NOS CURSOS DE TECNOLOGIA. RECET - Revista De Ciências Exatas E Tecnológicas, 1, e012406. Recuperado a partir de https://periodicos.unemat.br/index.php/recet/article/view/11754