Imagens Digitais e Álgebra: Explorando Matrizes com GNU Octave no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/recet.v2i.14242

Palavras-chave:

Matrizes, Octave, Imagens Digitais

Resumo

Esta pesquisa propõe uma abordagem didática para o ensino de matrizes no Ensino Médio, integrando o software GNU Octave e imagens digitais. A manipulação de imagens por meio de operações matriciais torna os conceitos mais concretos e contextualizados. Com atividades práticas em ambiente computacional, a proposta estimula a interdisciplinaridade entre Matemática e Tecnologia, favorecendo a autonomia dos alunos e fortalecendo o pensamento computacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Salsa Bernando, Seduc

    Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Educação Ciências e Artes Dom Bosco (2006), Pós graduação em Inovações Tecnológicas na Educação (2010), pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Atua na docência de Ensino Básico e Superior e é mestre em Matemática pelo programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), pela Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Sinop.

  • Raul Abreu de Assis, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Possui Doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutorado pela Universidade de Estudos de Torino - Itália (UNITO). Atualmente é professor lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET) da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Matemática Aplicada com ênfase em biomatemática, atuando principalmente nos seguintes temas:  dinâmicas evolutivas, modelos de evolução e equações diferenciais.

  • Luciana Mafalda Elias de Assis, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

    Possui doutorado em "Sistemas Complexos para as Ciências da Vida" pela Universidade de Estudos de Torino - Itália (UNITO) com ênfase em Matemática Aplicada. Atualmente é professora lotada na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Tem experiência na área de Matemática com ênfase em Modelagem Matemática para o Ensino e Álgebra.

Referências

Almeida, A. R., Magrini, L. A. (2021). A matemática das imagens digitais como recurso didático na escola básica. C.Q.D. Revisa Eletrônica Paulista de Matemática, v.21, p. 18-35, dez, 2021. Recuperado em 21 de agosto de 2024 de, www.fc.unesp.br/departamentos/matematica/revista-cqd.

Assis, L.M.E., Assis, R. A. (2020). Matrizes e Imagens em: Projetos e Modelagem Matemática no Ensino Superior, v. 1. Assis, L.M.E., Malavazi, M.C., Petry, P.P.C., Assis, R. A., Pazim, R (organizadores). 1ª Ed. Belém: RFB.

Brasil. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a Base. (2018). Recuperado em 16 de agosto de 2024 de, www.fc.unesp.br/departamentos/matematica/revista-cqd.em:chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.

Gonzalez, R. C., Woods, R. E. (2010). Processamento de imagens Digitais. Editora Edgard Blucher, São Paulo.

Melo, A. S. C. A. (2015). Álgebra das Matrizes e o Processamento de Imagens Digitais (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, CE, Brasil. Recuperado de http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7912

Publicado

20/12/2025

Como Citar

Bernardo, A. P. S., Assis, R. A. de, & Assis, L. M. E. de. (2025). Imagens Digitais e Álgebra: Explorando Matrizes com GNU Octave no Ensino Médio. RECET - Revista De Ciências Exatas E Tecnológicas, 2. https://doi.org/10.30681/recet.v2i.14242