Imagens Digitais e Álgebra: Explorando Matrizes com GNU Octave no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.30681/recet.v2i.14242Palavras-chave:
Matrizes, Octave, Imagens DigitaisResumo
Esta pesquisa propõe uma abordagem didática para o ensino de matrizes no Ensino Médio, integrando o software GNU Octave e imagens digitais. A manipulação de imagens por meio de operações matriciais torna os conceitos mais concretos e contextualizados. Com atividades práticas em ambiente computacional, a proposta estimula a interdisciplinaridade entre Matemática e Tecnologia, favorecendo a autonomia dos alunos e fortalecendo o pensamento computacional.
Downloads
Referências
Almeida, A. R., Magrini, L. A. (2021). A matemática das imagens digitais como recurso didático na escola básica. C.Q.D. Revisa Eletrônica Paulista de Matemática, v.21, p. 18-35, dez, 2021. Recuperado em 21 de agosto de 2024 de, www.fc.unesp.br/departamentos/matematica/revista-cqd.
Assis, L.M.E., Assis, R. A. (2020). Matrizes e Imagens em: Projetos e Modelagem Matemática no Ensino Superior, v. 1. Assis, L.M.E., Malavazi, M.C., Petry, P.P.C., Assis, R. A., Pazim, R (organizadores). 1ª Ed. Belém: RFB.
Brasil. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a Base. (2018). Recuperado em 16 de agosto de 2024 de, www.fc.unesp.br/departamentos/matematica/revista-cqd.em:chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
Gonzalez, R. C., Woods, R. E. (2010). Processamento de imagens Digitais. Editora Edgard Blucher, São Paulo.
Melo, A. S. C. A. (2015). Álgebra das Matrizes e o Processamento de Imagens Digitais (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, CE, Brasil. Recuperado de http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7912
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 RECET - Revista de Ciências Exatas e Tecnológicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.