RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL:
ABORDAGENS DE PESQUISAS DE PÓS-GRADUAÇÃO (2014-2019)
Palavras-chave:
Educação literária; Livro didático; Ensino Médio; Pós-graduação no Brasil.Resumo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar um estado da arte parcial a respeito das relações entre literatura e livro didático no Brasil. Buscou-se trabalhos no Banco de Teses e Dissertações da CAPES e foram selecionadas as teses que propõem análise de livro(s) didático(s) voltados à literatura no ensino médio. Os trabalhos disponíveis e aqui analisados foram defendidos em programas de pós-graduação no período de 2014 a 2019. As principais questões propostas são: saber como o livro didático é abordado e quais visões sobre o livro didático e sua relação com a literatura e a escola estão presentes nesses trabalhos. Desta forma, a partir de uma investigação exploratória e de natureza bibliográfica e documental, busca-se traçar uma breve apresentação das pesquisas realizadas no Brasil nos últimos anos a respeito desse objeto complexo e controverso, vislumbrando-se possibilidades de investigações no campo da educação literária.
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