ALOCAÇÃO DOCENTE E DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADE EDUCACIONAL:

UM DIÁLOGO COM A REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CURITIBA - BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Distribuição de professores; Política da Educação; Igualdade de oportunidades educacionais

Resumo

O objetivo do presente trabalho é trazer reflexões sobre a influência da política de alocação docente da Educação Básica diante das desigualdades de oportunidades educacionais na rede estadual de Curitiba, nos anos de 2016 e 2017. Especificamente, abordar a discussão sobre a política pública junto ao quadro de desigualdades e apresentar contextos que revelam desigualdades de oportunidades educacionais conforme a localização das escolas e o vínculo empregatício dos/as docentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem como referência os estudos da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (2018), Cury (2008), Érnica e Batista (2012), Oliveira (2013), Pires (2019), Pires e Lotta (2019), Scalon (2011), Simielli (2017), Theodoroski (2020), Torres et al. (2008) e a legislação. Os resultados revelam que a própria política pública pode reproduzir desigualdades, como é o caso do processo de alocação docente, que não se dá de forma aleatória. Há uma maior concentração de docentes com vínculo empregatício temporário em escolas cuja população da região é mais pobre, enquanto os/as concursados são alocados, em sua maioria, em escolas localizadas nas áreas em que os sujeitos possuem uma formação, uma ocupação, uma renda, e um tipo de atividade superior, o que resulta na desigualdade de oportunidades educacionais.

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Biografia do Autor

Etiane de Fátima Theodoroski, Centro Universitário UniDomBosco e Universidade do Contestado

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professora no Centro Universitário UniDomBosco e na Universidade do Contestado - UNC.

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Publicado

21/12/2022

Como Citar

Theodoroski, E. de F. (2022). ALOCAÇÃO DOCENTE E DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADE EDUCACIONAL:: UM DIÁLOGO COM A REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CURITIBA - BRASIL. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 12(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/10648