IDENTIDADE DOCENTE CONSTRUÍDA NO HABITAR A PROFISSÃO DE PROFESSORA NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
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https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.11163Palavras-chave:
Identidade docente, Narrativas (auto)biográficas, Docência universitária, Bacharél em saúdeResumo
O presente artigo objetiva compreender o processo de constituição da identidade docente de professoras bacharéis que atuam no ensino superior nos cursos de Ciências da Saúde. A metodologia ancora-se nas epistemologias da abordagem (auto)biográficas, tendo como dispositivo de recolha de informações as entrevistas narrativas. Parte-se do pressuposto de que a construção da identidade do professor constitui-se pelas travessias das experiências e vivências na docência universitária. O estudo permitiu concluir que ao narrar a sua história formativa e de atuação profissional, as professoras revelaram modos como a identidade docente foi sendo construída no habitar a profissão docente. Conclui-se, ainda, que diante da subjetividade as experiências são singulares e se entrelaçam em um tempo e espaço subjetivo, revelando as significações individuais da relação com os estudantes e com as práticas desenvolvidas no ensino universitário.
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