IDENTIDADE DOCENTE CONSTRUÍDA NO HABITAR A PROFISSÃO DE PROFESSORA NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.11163

Palavras-chave:

Identidade docente, Narrativas (auto)biográficas, Docência universitária, Bacharél em saúde

Resumo

O presente artigo objetiva compreender o processo de constituição da identidade docente de professoras bacharéis que atuam no ensino superior nos cursos de Ciências da Saúde. A metodologia ancora-se nas epistemologias da abordagem (auto)biográficas, tendo como dispositivo de recolha de informações as entrevistas narrativas. Parte-se do pressuposto de que a construção da identidade do professor constitui-se pelas travessias das experiências e vivências na docência universitária. O estudo permitiu concluir que ao narrar a sua história formativa e de atuação profissional, as professoras revelaram modos como a identidade docente foi sendo construída no habitar a profissão docente. Conclui-se, ainda, que diante da subjetividade as experiências são singulares e se entrelaçam em um tempo e espaço subjetivo, revelando as significações individuais da relação com os estudantes e com as práticas desenvolvidas no ensino universitário.

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Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-doutor e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017). Mestre em Língua Portuguesa e Filologia pela Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Controle de Peso com Competições em Participação Privada pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019). É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UEFS.

Andressa Barreto Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2023) graduada em Nutrição pela Faculdade Nobre de Feira de Santana (2016) e. Atualmente é precptora de nutrição da Faculdade Pitágoras de Feira de Santana, professora de pisco da Universidade Salvador, professora de saúde unica da Universidade Salvador, professor - tcc da Universidade Salvador, professor - nutrição clínica da Universidade Salvador, prof- programa de integração saúde comunidade da Universidade Salvador, professor - tcc da Universidade Salvador, professor horista da Universidade Salvador, professora de nutrição - clínica social da Universidade Salvador, professor nutrição da Universidade Salvador, professor - planejamento e gestão de unidades da Universidade Salvador e nutricionista - Nutrição Holística.

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Publicado

28/10/2023

Como Citar

da Silva, F. O., & Lima, A. B. (2023). IDENTIDADE DOCENTE CONSTRUÍDA NO HABITAR A PROFISSÃO DE PROFESSORA NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(1), 1–11. https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.11163