SOFRIMENTO PSÍQUICO E TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR:
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.11562Palavras-chave:
Ensino Superior; professores; trabalho docente; sofrimento psíquico.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática nas publicações nacionais indexadas na Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para investigar estudos empíricos sobre a atividade docente e o sofrimento psíquico no contexto do ensino superior brasileiro. A busca sistemática resultou na seleção de 13 artigos. Os estudos apontaram condições de trabalho marcadas pela precarização, mercantilização, sobrecarga e produtivismo. Na vivência neste contexto evidenciou-se diversos indícios de sofrimento psíquico. Foi possível identificar uma lacuna a ser preenchida por meio do investimento em pesquisas que considerem a importância do trabalho no desenvolvimento e constituição do psiquismo humano.
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