SOFRIMENTO PSÍQUICO E TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR:
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.11562Palabras clave:
Enseñanza superior; maestros; trabajo docente; sufrimiento psíquico.Resumen
Esta investigación tuvo como objetivo realizar una revisión sistemática de publicaciones nacionales indexadas en el Portal de Periódicos de la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (Capes) para investigar estudios empíricos sobre la actividad docente y el sufrimiento psíquico en el contexto de la educación superior brasileña. La búsqueda sistemática resultó en la selección de 13 artículos. Los estudios señalaron condiciones de trabajo marcadas por la precariedad, la mercantilización, la sobrecarga y el productivismo. Vivir en este contexto reveló varios signos de angustia psicológica. Fue posible identificar un vacío a ser llenado a través de la inversión en investigaciones que consideren la importancia del trabajo en el desarrollo y constitución de la psique humana.
Descargas
Referencias
AITA, E. B.; FACCI, M. G. D. Psicoterapia e o Processo de Formação de Consciência: Uma Análise Histórico-Cultural. Revista Subjetividades, Fortaleza, v. 22, n. 2, e12328, 2022. https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/12328/6866
ALMEIDA, M. R. A formação social dos transtornos de humor. 416f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) – Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Botucatu, 2018.
ANTUNES, A. L.; RODRIGUES, P. A. M.: BRANDÃO, Z. Hierarquias acadêmicas na pesquisa em educação. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, e198015, 2019. https://www.scielo.br/j/ep/a/LKVvMmLLcjkWG4ZBJ79ZKLy/?lang=pt
ARANTES, A. E. da S.; LOPES, S. R. de A. Sintomatologia depressiva em docentes e suas possíveis consequências no tocante à qualidade de vida. Psicologia e Saúde em debate, Patos de Minas, v. 5, n. 2, p. 24–42, 2019. http://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V5N2A2
AZEVEDO, M. C. de.: TONELLI, M. J.; SILVA, A. L. Contratos flexíveis de trabalho: diferentes perfis de trabalhadores qualificados brasileiros. Rev. Adm. (São Paulo), São Paulo, v. 50, n. 3, p. 277–91, 2015. https://www.scielo.br/j/rausp/a/dLVvc7fVnLXxGkgvdP8J44N/
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED). Censo Educação Superior 2018. Notas estatísticas. Brasília, DF: Inep/MEC, 2019.
CHAVES, F. G. da S.; SOUZA, B. J.; MIRANDA, L. V. B. Algo a ensinar e a aprender: o sofrimento psíquico e a saúde mental de educadores no Alto Oeste Potiguar. Saúde soc., São Paulo, v. 31, n. 1, e210299, 2022. https://www.scielo.br/j/sausoc/a/RwrQJSnbsQSqT48z5tZvnYv/abstract/?lang=en
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (Capes). Quem somos. 2023. Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php/sobre/quem-somos.html. Acesso em: 27 jun. 2023.
CORDOVA, R. P. de. Sentidos subjetivos da escolha por Cursos Superiores de Tecnologia. 156 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, Universidade Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2021.
COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI, A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. de P.; HOHENDORFF, J. V. (Orgs.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 55-70.
DIAS, A. R. Adoecimento docente no ensino superior na perspectiva da Psicologia Histórico-cultural. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2021.
DONATO, H.; DONATO, M. Stages for undertaking a systematic review. Acta Med Port, Lisboa, v. 32, n. 3, p. 227-235, 2019. https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/11923
DORNELLES, M.; CRISPIM, S. F. Inteligência emocional de professores universitários: um estudo comparativo entre ensino público e privado no Brasil. Rev. Inter. Educ. Sup., Campinas, v. 7, e021016, 2020. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8657189
GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 23, n. 1, p. 183-184, 2014. http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000100018
GEMELLI, C.; CLOSS, L.; FRAGA, A. Multiformidade e pejotização: (re)configurações do trabalho docente no ensino superior privado sob o capitalismo flexível. REAd Rev. eletrôn. Adm. (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 26, n. 2, p. 409-438, 2020. https://www.scielo.br/j/read/a/FB9zV9zPgP4NHBhCnN84N5x/
GEMELLI, C. E.; CLOSS, L. Q. Trabalho docente no Ensino Superior: análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019). Educ. Soc., Campinas, v. 43, e246522, 2022. https://www.scielo.br/j/es/a/7nxMVpRSVhk6XDrzpHS8fgy/
GUTHS, H.; FOSSATTI, P. Gestão da qualidade de vida no trabalho docente. Perspectiva, Florianópolis, v. 41, n. 1, p. 1-21, 2023. https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/85292
SILVA, M. H.; HASTENREITER, R. S. da C.; SANTOS, M. L.; SILVA, I. C. M. da. Do ensino presencial ao remoto: experiências dos docentes do bacharelado em Turismo durante a pandemia da Covid-19. Revista de Turismo Contemporâneo, Natal, v. 9, n. 2, p. 172–194, 2021. https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/23516/14178
HOFFMAN, C.; ZANINI, R. R.; MOURA, G. L. de; MACHADO, B. P. Prazer e sofrimento no trabalho docente: Brasil e Portugal. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, e187263, 2019. https://www.scielo.br/j/ep/a/QBCfyrGH8bZbLYj9fFqr3zH/?lang=pt
HOSHINO, C. Saúde mental: pesquisas apontam o adoecimento dos professores. Lunetas – múltiplos olhares sobre as múltiplas infâncias. 11 de outubro de 2019. Disponível em: https://lunetas.com.br/saude-mental-pesquisas-apontam-o-adoecimento-de-professores/. Acesso em: 01 fev. 2023.
MARINO FILHO, A. Atividade, significação e sentido: bases do sofrimento psicológico e a especificidade do adoecimento do professor. In: FACI, M. G.D.; URT, S. C. Quando os professores adoecem: demandas para a psicologia e a educação. Campo Grande: Editora UFMS, 2020. p. 73-104.
MARTINS, B. A.; RANGNI, R. de A. A Covid-19 sob a ótica de professores da educação superior no Brasil. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 6, p. e140720, 2020. https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1407
MARTINS, L. M. A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. Campinas: Autores Associados, 2021.
MERCALI, G. D.; COSTA, S. G. Antecedentes do engajamento no trabalho dos docentes de ensino superior no Brasil. RAM, Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo, v. 20, n. 1, eRAMG190081, 2019. https://www.scielo.br/j/ram/a/zFBQcYG9RYPRfP6vchWj8dH/?format=pdf&lang=pt
REBOLO, F.; URT, S. da C. Saúde e adoecimento de professores universitários: uma revisão integrativa de teses e dissertações produzidas no Brasil. Educação, Santa Maria, v. 47, n. 1, e70, 2022. https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/53279
RUFFATTO, J.; PAULI, J.; RISSI, V. Percepções profissionais e satisfação no trabalho entre profissionais de faculdades empresariais no Brasil. Revista de Carreiras Pessoas (Recape), São Paulo, v. 12, n. 3, p. 524-542, 2022. https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/53830/40404
SILVA, A. M. T. da; LOURENÇO, M. L. O poder disciplinar enquanto dimensão da cultura organizacional: um estudo multicasos em instituições de ensino superior privadas. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 99-134, 2018. https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/731/pdf
SILVA, F. G. da. Inconsciente e adoecimento psíquico na psicologia histórico-cultural: estudo a partir da atividade docente. In: FACI, M. G.D.; URT, S. C. Quando os professores adoecem: demandas para a psicologia e a educação. Campo Grande: Editora UFMS, 2020. p. 43-73.
SOUZA, K.; FERNANDEZ, V.; TEIXEIRA, L.; LARENTIS, A.; MENDONÇA, A.; FELIX, E.; SANTOS, M.; RODRIGUES, A.; MOURA, M.; SIMÕES-BARBOSA, R.; BARROS, W.; ALMEIDA, M. Cadernetas de saúde e trabalho: diários de professores de universidade pública. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 3, e00037317, 2018. https://www.scielo.br/j/csp/a/dMcQLCxCRtsybRYXNTD4ccL/abstract/?lang=pt
TRANFIELD, D.; DENYER, D.; SMART, P. Towards a methodology for developing evidence‐informed management knowledge by means of systematic review. British Journal of Management, Hoboken, v. 14, n. 3, p. 207-222, 2003.
URT, S. da C.; VITAL, S. C. C.; FERNANDES, L. B. da M.; DAGHER, T. O. N. Adoecimento docente e as relações de trabalho do professor: uma articulação com as problemáticas mais amplas da sociedade. In: FACI, M. G.D.; URT, S. C. Quando os professores adoecem: demandas para a psicologia e a educação. Campo Grande: Editora UFMS, 2020. p. 255-284.
VIEIRA, M. N. A nova configuração do trabalho docente na educação superior: o caso do curso de pedagogia/UFJF da Universidade Aberta do Brasil. Trabalho Necessário, Niterói, v. 15, n. 26, p. 51-77, 2018. https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9626
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991a.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991b.
VYGOTSKY, L. S. Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. In:
VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas. Tomo III: problemas del desarrollo de la psique. Madrid: Visor, 1995. p. 11-327.
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
WINTERS, J. R. da F.; NOGUEIRA, D. R.; HEIDEMANN, I. T. S. B.; DURAND, M. K.; MAGAGNIN, A. B.; ARAKAWA-BELAUNDE, A. M. Remote teaching during the COVID-19 pandemic: repercussions from professors’ perspective. Rev. Bras. Enferm., Brasília, 76, e20220172, 2023. https://www.scielo.br/j/reben/a/h36cMcTq3L8ZrYdzWgJGqqC/?lang=en
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Educação, Cultura e Sociedade

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.