SOFRIMENTO PSÍQUICO E TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR:

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.11562

Palavras-chave:

Ensino Superior; professores; trabalho docente; sofrimento psíquico.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática nas publicações nacionais indexadas na Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para investigar estudos empíricos sobre a atividade docente e o sofrimento psíquico no contexto do ensino superior brasileiro. A busca sistemática resultou na seleção de 13 artigos. Os estudos apontaram condições de trabalho marcadas pela precarização, mercantilização, sobrecarga e produtivismo. Na vivência neste contexto evidenciou-se diversos indícios de sofrimento psíquico. Foi possível identificar uma lacuna a ser preenchida por meio do investimento em pesquisas que considerem a importância do trabalho no desenvolvimento e constituição do psiquismo humano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renata Pereira de Cordova, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutoranda e Mestre em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, linha de pesquisa Tecnologia e Trabalho. Graduação em Psicologia pela Universidade Mackenzie. Professora universitária. Atuação como Psicóloga Clínica e Consultora na Área Organizacional. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq- Tecnologia, Atividade, Subjetividade e Saúde (TASS).

  • Paula Maria Ferreira de Faria, Faculdade Herrero

    Pós-Doutora no Programa Tecnologia e Sociedade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná: Curitiba. Doutora e Mestre em Educação – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil (bolsista CAPES-PROEX). Coordenadora do Curso de Psicologia – Faculdade Herrero, Curitiba, PR, Brasil.

  • Maria Sara de Lima Dias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Pós-doutorado em Psicologia - Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha. Professora do Departamento de Estudos Sociais (DAESO) e do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. 

Referências

AITA, E. B.; FACCI, M. G. D. Psicoterapia e o Processo de Formação de Consciência: Uma Análise Histórico-Cultural. Revista Subjetividades, Fortaleza, v. 22, n. 2, e12328, 2022. https://ojs.unifor.br/rmes/article/view/12328/6866

ALMEIDA, M. R. A formação social dos transtornos de humor. 416f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) – Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Botucatu, 2018.

ANTUNES, A. L.; RODRIGUES, P. A. M.: BRANDÃO, Z. Hierarquias acadêmicas na pesquisa em educação. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, e198015, 2019. https://www.scielo.br/j/ep/a/LKVvMmLLcjkWG4ZBJ79ZKLy/?lang=pt

ARANTES, A. E. da S.; LOPES, S. R. de A. Sintomatologia depressiva em docentes e suas possíveis consequências no tocante à qualidade de vida. Psicologia e Saúde em debate, Patos de Minas, v. 5, n. 2, p. 24–42, 2019. http://psicodebate.dpgpsifpm.com.br/index.php/periodico/article/view/V5N2A2

AZEVEDO, M. C. de.: TONELLI, M. J.; SILVA, A. L. Contratos flexíveis de trabalho: diferentes perfis de trabalhadores qualificados brasileiros. Rev. Adm. (São Paulo), São Paulo, v. 50, n. 3, p. 277–91, 2015. https://www.scielo.br/j/rausp/a/dLVvc7fVnLXxGkgvdP8J44N/

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED). Censo Educação Superior 2018. Notas estatísticas. Brasília, DF: Inep/MEC, 2019.

CHAVES, F. G. da S.; SOUZA, B. J.; MIRANDA, L. V. B. Algo a ensinar e a aprender: o sofrimento psíquico e a saúde mental de educadores no Alto Oeste Potiguar. Saúde soc., São Paulo, v. 31, n. 1, e210299, 2022. https://www.scielo.br/j/sausoc/a/RwrQJSnbsQSqT48z5tZvnYv/abstract/?lang=en

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (Capes). Quem somos. 2023. Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php/sobre/quem-somos.html. Acesso em: 27 jun. 2023.

CORDOVA, R. P. de. Sentidos subjetivos da escolha por Cursos Superiores de Tecnologia. 156 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, Universidade Tecnológica do Paraná, Curitiba, 2021.

COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI, A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P. de P.; HOHENDORFF, J. V. (Orgs.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014. p. 55-70.

DIAS, A. R. Adoecimento docente no ensino superior na perspectiva da Psicologia Histórico-cultural. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2021.

DONATO, H.; DONATO, M. Stages for undertaking a systematic review. Acta Med Port, Lisboa, v. 32, n. 3, p. 227-235, 2019. https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/view/11923

DORNELLES, M.; CRISPIM, S. F. Inteligência emocional de professores universitários: um estudo comparativo entre ensino público e privado no Brasil. Rev. Inter. Educ. Sup., Campinas, v. 7, e021016, 2020. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8657189

GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 23, n. 1, p. 183-184, 2014. http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000100018

GEMELLI, C.; CLOSS, L.; FRAGA, A. Multiformidade e pejotização: (re)configurações do trabalho docente no ensino superior privado sob o capitalismo flexível. REAd Rev. eletrôn. Adm. (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 26, n. 2, p. 409-438, 2020. https://www.scielo.br/j/read/a/FB9zV9zPgP4NHBhCnN84N5x/

GEMELLI, C. E.; CLOSS, L. Q. Trabalho docente no Ensino Superior: análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019). Educ. Soc., Campinas, v. 43, e246522, 2022. https://www.scielo.br/j/es/a/7nxMVpRSVhk6XDrzpHS8fgy/

GUTHS, H.; FOSSATTI, P. Gestão da qualidade de vida no trabalho docente. Perspectiva, Florianópolis, v. 41, n. 1, p. 1-21, 2023. https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/85292

SILVA, M. H.; HASTENREITER, R. S. da C.; SANTOS, M. L.; SILVA, I. C. M. da. Do ensino presencial ao remoto: experiências dos docentes do bacharelado em Turismo durante a pandemia da Covid-19. Revista de Turismo Contemporâneo, Natal, v. 9, n. 2, p. 172–194, 2021. https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/23516/14178

HOFFMAN, C.; ZANINI, R. R.; MOURA, G. L. de; MACHADO, B. P. Prazer e sofrimento no trabalho docente: Brasil e Portugal. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, e187263, 2019. https://www.scielo.br/j/ep/a/QBCfyrGH8bZbLYj9fFqr3zH/?lang=pt

HOSHINO, C. Saúde mental: pesquisas apontam o adoecimento dos professores. Lunetas – múltiplos olhares sobre as múltiplas infâncias. 11 de outubro de 2019. Disponível em: https://lunetas.com.br/saude-mental-pesquisas-apontam-o-adoecimento-de-professores/. Acesso em: 01 fev. 2023.

MARINO FILHO, A. Atividade, significação e sentido: bases do sofrimento psicológico e a especificidade do adoecimento do professor. In: FACI, M. G.D.; URT, S. C. Quando os professores adoecem: demandas para a psicologia e a educação. Campo Grande: Editora UFMS, 2020. p. 73-104.

MARTINS, B. A.; RANGNI, R. de A. A Covid-19 sob a ótica de professores da educação superior no Brasil. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 6, p. e140720, 2020. https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1407

MARTINS, L. M. A formação social da personalidade do professor: um enfoque vigotskiano. Campinas: Autores Associados, 2021.

MERCALI, G. D.; COSTA, S. G. Antecedentes do engajamento no trabalho dos docentes de ensino superior no Brasil. RAM, Rev. Adm. Mackenzie, São Paulo, v. 20, n. 1, eRAMG190081, 2019. https://www.scielo.br/j/ram/a/zFBQcYG9RYPRfP6vchWj8dH/?format=pdf&lang=pt

REBOLO, F.; URT, S. da C. Saúde e adoecimento de professores universitários: uma revisão integrativa de teses e dissertações produzidas no Brasil. Educação, Santa Maria, v. 47, n. 1, e70, 2022. https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/53279

RUFFATTO, J.; PAULI, J.; RISSI, V. Percepções profissionais e satisfação no trabalho entre profissionais de faculdades empresariais no Brasil. Revista de Carreiras Pessoas (Recape), São Paulo, v. 12, n. 3, p. 524-542, 2022. https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/view/53830/40404

SILVA, A. M. T. da; LOURENÇO, M. L. O poder disciplinar enquanto dimensão da cultura organizacional: um estudo multicasos em instituições de ensino superior privadas. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 99-134, 2018. https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/731/pdf

SILVA, F. G. da. Inconsciente e adoecimento psíquico na psicologia histórico-cultural: estudo a partir da atividade docente. In: FACI, M. G.D.; URT, S. C. Quando os professores adoecem: demandas para a psicologia e a educação. Campo Grande: Editora UFMS, 2020. p. 43-73.

SOUZA, K.; FERNANDEZ, V.; TEIXEIRA, L.; LARENTIS, A.; MENDONÇA, A.; FELIX, E.; SANTOS, M.; RODRIGUES, A.; MOURA, M.; SIMÕES-BARBOSA, R.; BARROS, W.; ALMEIDA, M. Cadernetas de saúde e trabalho: diários de professores de universidade pública. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 3, e00037317, 2018. https://www.scielo.br/j/csp/a/dMcQLCxCRtsybRYXNTD4ccL/abstract/?lang=pt

TRANFIELD, D.; DENYER, D.; SMART, P. Towards a methodology for developing evidence‐informed management knowledge by means of systematic review. British Journal of Management, Hoboken, v. 14, n. 3, p. 207-222, 2003.

URT, S. da C.; VITAL, S. C. C.; FERNANDES, L. B. da M.; DAGHER, T. O. N. Adoecimento docente e as relações de trabalho do professor: uma articulação com as problemáticas mais amplas da sociedade. In: FACI, M. G.D.; URT, S. C. Quando os professores adoecem: demandas para a psicologia e a educação. Campo Grande: Editora UFMS, 2020. p. 255-284.

VIEIRA, M. N. A nova configuração do trabalho docente na educação superior: o caso do curso de pedagogia/UFJF da Universidade Aberta do Brasil. Trabalho Necessário, Niterói, v. 15, n. 26, p. 51-77, 2018. https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/9626

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991a.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991b.

VYGOTSKY, L. S. Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. In:

VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas. Tomo III: problemas del desarrollo de la psique. Madrid: Visor, 1995. p. 11-327.

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

WINTERS, J. R. da F.; NOGUEIRA, D. R.; HEIDEMANN, I. T. S. B.; DURAND, M. K.; MAGAGNIN, A. B.; ARAKAWA-BELAUNDE, A. M. Remote teaching during the COVID-19 pandemic: repercussions from professors’ perspective. Rev. Bras. Enferm., Brasília, 76, e20220172, 2023. https://www.scielo.br/j/reben/a/h36cMcTq3L8ZrYdzWgJGqqC/?lang=en

Downloads

Publicado

28/10/2023

Como Citar

Pereira de Cordova, R., Ferreira de Faria, P. M., & de Lima Dias, M. S. (2023). SOFRIMENTO PSÍQUICO E TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR:: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(1), 12-25. https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.11562