EDUCAÇÃO FEMININA SALESIANA

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NO CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.11861

Palavras-chave:

Educação feminina. Educação Salesiana. História da educação. Revisão Sistemática.

Resumo

Este artigo é uma revisão sistemática que tem por objetivo mapear e analisar produções acadêmicas que tiveram como objeto de estudo a “Educação Feminina Salesiana”. Nas produções científicas identificam-se referenciais teóricos e autores que mobilizam a categoria gênero nas produções, bem como as regiões brasileiras que apresentam produções sobre a temática. O mapeamento das produções foi realizado a partir das bases de dados Oásis.br, Capes e Scielo. Para a categorização da revisão sistemática, utilizou-se a plataforma Sumarize, desenvolvida pelo grupo de pesquisa do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) vinculado ao Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas. Esse exercício identificou as produções analisadas que mobilizam o conceito de “gênero” no campo da história da educação, com o uso do referencial teórico da história cultural. Destaca-se que a região do país que mais concentrou produções científicas sobre a educação feminina salesiana foi a região Centro-Oeste.

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Biografia do Autor

Roselaine Alves Olmo , Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduada em Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pesquisadora no Grupo de Estudos e pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação (GEPASE/UFMS). Tem interesse em temáticas relacionadas a Formação de professores, História da Educação, História da Educação Feminina.

Jacira Helena do Valle Pereira Assis, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade de São
Paulo (2002). Graduada em Pedagogia (1988) e mestre em Educação (1997)
pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
É professora titular da
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e atua no
Programa de Pós-graduação em Educação – (cursos de
Mestrado e Doutorado).

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Publicado

20/12/2023

Como Citar

Alves Olmo , R., & Helena do Valle Pereira Assis, J. (2023). EDUCAÇÃO FEMININA SALESIANA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NO CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(2), 80–91. https://doi.org/10.30681/recs.v13i2.11861