O PAPEL DO PEDAGOGO NA ORGANIZAÇÃO DA HORA-ATIVIDADE DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO PARANÁ

Autores

  • Virginia do Carmo Pabst Scholochuski

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3883

Resumo

O presente artigo integra a uma dissertação de mestrado que apresenta como objeto de investigação a hora-atividade dos professores da Rede Estadual de ensino do Paraná. Seu objetivo é entender de que forma o pedagogo articula ou acompanha a hora-atividade dos professores nas escolas e, se este profissional planeja horas-atividades concentradas com a finalidade de aperfeiçoamento profissional e de ensino, preparando momento de estudo e reflexão com os docentes. Para tanto, buscou-se conceituar a terminologia hora-atividade e discutir sobre a função do pedagogo nas escolas como articulador do trabalho pedagógico. Para conceituar e analisar a hora-atividade apoiou-se em Scholochuski (2017) e na legislação vigente que garante a efetivação deste espaço-tempo de trabalho docente fora da sala de aula. Para discutir sobre a função do pedagogo nas unidades educativas, utilizou-se das contribuições de Libâneo (2006 e 2010), Franco (2003, 2007), Garrido (2005) e Vasconcellos (2008). A abordagem metodológica escolhida foi a da pesquisa qualitativa e as técnicas de coletas de dados utilizadas foram: entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental. Para entender o papel do professor pedagogo na hora-atividade, buscou-se investigar as duas únicas Instituições escolares do município de Almirante Tamandaré – PR, que ofertam apenas os anos finais do Ensino Fundamental. Assim, conclui-se que o pedagogo se encontra sobrecarregado de atividades na escola e não consegue organizar momentos de estudos e reflexão durante o espaço-tempo da hora-atividade. É necessário ampliar os estudos que discutam sobre o desenvolvimento profissional dos pedagogos e as suas implicações na prática escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virginia do Carmo Pabst Scholochuski

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2006), é especialista em Educação Especial com ênfase em inclusão pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008) e em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). É Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2018) na Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas e Elementos articuladores. Atualmente está cursando Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2019) na Linha de Pesquisa: Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. Trabalha como pedagoga de um Colégio Estadual no período da manhã (concursada pela Secretaria do Estado da Educação -20 horas) e no período da tarde é pedagoga especializada em um CMAEE da Prefeitura Municipal de Curitiba. Atua na parte de gestão escolar há aproximadamente 12 anos. Já trabalhou em escolas espalhadas pelos municípios de Curitiba, Almirante Tamandaré e Pinhais. Já lecionou na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, tanto em escola pública quanto em particular. Também, já lecionou no ensino superior, ministrando para o quinto período do curso de pedagogia a disciplina de Estrutura e Legislação da Educação.

Downloads

Publicado

10/07/2020

Como Citar

Scholochuski, V. do C. P. (2020). O PAPEL DO PEDAGOGO NA ORGANIZAÇÃO DA HORA-ATIVIDADE DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO PARANÁ. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(2). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3883

Edição

Seção

Artigos