O PAPEL DO PEDAGOGO NA ORGANIZAÇÃO DA HORA-ATIVIDADE DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i2.3883Resumen
O presente artigo integra a uma dissertação de mestrado que apresenta como objeto de investigação a hora-atividade dos professores da Rede Estadual de ensino do Paraná. Seu objetivo é entender de que forma o pedagogo articula ou acompanha a hora-atividade dos professores nas escolas e, se este profissional planeja horas-atividades concentradas com a finalidade de aperfeiçoamento profissional e de ensino, preparando momento de estudo e reflexão com os docentes. Para tanto, buscou-se conceituar a terminologia hora-atividade e discutir sobre a função do pedagogo nas escolas como articulador do trabalho pedagógico. Para conceituar e analisar a hora-atividade apoiou-se em Scholochuski (2017) e na legislação vigente que garante a efetivação deste espaço-tempo de trabalho docente fora da sala de aula. Para discutir sobre a função do pedagogo nas unidades educativas, utilizou-se das contribuições de Libâneo (2006 e 2010), Franco (2003, 2007), Garrido (2005) e Vasconcellos (2008). A abordagem metodológica escolhida foi a da pesquisa qualitativa e as técnicas de coletas de dados utilizadas foram: entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental. Para entender o papel do professor pedagogo na hora-atividade, buscou-se investigar as duas únicas Instituições escolares do município de Almirante Tamandaré – PR, que ofertam apenas os anos finais do Ensino Fundamental. Assim, conclui-se que o pedagogo se encontra sobrecarregado de atividades na escola e não consegue organizar momentos de estudos e reflexão durante o espaço-tempo da hora-atividade. É necessário ampliar os estudos que discutam sobre o desenvolvimento profissional dos pedagogos e as suas implicações na prática escolar.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.