A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)EM TEMPOS DE INVENÇÕES E INDETERMINAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14iEspecial.12873

Palavras-chave:

Ciência, Ensino, Institucionalização, Neoliberalismo, Trabalhador

Resumo

De que forma a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), parte da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, cuja origem remonta ao ano de 1909, com a criação das Escolas de Aprendizes e Artífices, que no ano de 2008, com a missão de oferecer educação profissional e tecnológica pública, gratuita e de qualidade a Rede, assumiu a tarefa de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e sociocultural do país, sem perder de vista o seu caráter inclusivo tem se reinventado diante dos tempos perpassados pelas indeterminações? Este estudo se justifica tendo em vista que, desde a nova Institucionalização, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), tem lidado com a dinâmica entre a invenção de novas formas de educar em tempos de indeterminação, em função da realidade pela qual passa o país. Este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica que evidencie os cenários de invenções e indeterminação da educação profissional e tecnológica brasileira com recorte para o IFMT . Metodologicamente trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, via documentos oficiais, leis e decretos, além de escritos de autores que estudam a EPT no Brasil. Como resultado constata-se que o IFMT tem se preocupado em acompanhar as demandas do mundo do trabalho de forma a ofertar uma educação com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas, mesmo diante das indeterminações que perpassam o cenário mundial e brasileiro, do qual o IFMT não está imune.

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Biografia do Autor

  • Joelson Viana Sodré, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Possui graduação em Tecnologia em Controle de Obras pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (2014). Atualmente é Assistente em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.Possui especialização em Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco.Possui especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2024). Atualmente é Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional Tecnológica - ProfEPT 2024/2.

  • Marcos Valin Jr, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Professor no Departamento de Infraestrutura do IFMT, nas áreas de Materiais e Técnicas de Construção. Regime de Dedicação Exclusiva, concursado em 2012. Graduação em Tecnologia em Controle de Obras pelo IFMT em 2010 e Doutor em Física Ambiental (Linha Análise e modelagem microclimática de sistemas urbanos) pela UFMT em 2019. Atuação nos níveis do Ensino Médio Integrado, Ensino Superior e Pós-Graduação, com ênfase em práticas integradoras e sustentáveis. Líder do grupo de pesquisa SUSTEMA - Sistemas Urbanos, Sustentabilidade, Tecnologia e Materiais Construtivos, onde desenvolve pesquisas nas temáticas de tecnologia e materiais de construção e de ensino com formação cidadã e profissional. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Scricto sensu em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT.

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Publicado

27/12/2024

Como Citar

Viana Sodré, J., & Valin Jr, M. de O. (2024). A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)EM TEMPOS DE INVENÇÕES E INDETERMINAÇÃO. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(2 (Especial), 44-53. https://doi.org/10.30681/ecs.v14iEspecial.12873