RAÇA E CLASSE JUNTAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CONTRA O NEOLIBERALISMO ECONÔMICO
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).12892Palavras-chave:
Racial, Racismo Estrutural, Democracia, Formação Integral, Políticas NeoliberaisResumo
A educação é constantemente disputada no campo político e se configura como privilégio de classe. Para superar essas limitações, sugere-se que a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) deve estar aliada à educação antirracista. Nesse sentido, este artigo objetiva destacar a importância da promoção de uma educação antirracista inserida na formação humana integral almejada pela Educação Profissional e Tecnológica como possibilidade de emancipação da classe trabalhadora. Trata-se de um artigo de revisão narrativa a partir da compreensão do autor Francisco de Oliveira, presente no texto “Das invenções à indeterminação”, contido no livro “A era da indeterminação”, de forma a relacionar raça, classe e Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Os resultados alcançados apontam o potencial da Educação Profissional e Tecnológica para superação das desigualdades sociais. Em termos gerais, compreende-se que a prática da educação para as relações étnico-raciais constitui elemento fundamental para a emancipação da classe trabalhadora.
Downloads
Referências
ALMEIDA, S. Racismo Estrutural. São Paulo: Ed. Jandaíra - Coleção Feminismo Plurais (Selo Sueli Carneiro), 2021.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências, Brasília, DF, 09 jan. 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.639.htm#:~:text=L10639&text=LEI%20No%2010.639%2C%20DE%209%20DE%20JANEIRO%20DE%202003.&text=Altera%20a%20Lei%20no,%22%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 31 jul. 2017.
BRASIL. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 31 jul. 2017.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, Brasília, DF, 10 mar. 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm?msclkid=0c0d30. Acesso em: 31 jul. 2017.
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências, Brasília, DF, 29 ago. 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 31 jul. 2017.
BRASIL. Portaria nº 470, de 14 de maio de 2024. Institui a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola - PNEERQ. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-470-de-14-de-maio-de-2024-559544343. Acesso em: 31 jul. 2017.
CHAUÍ, M.; ROCHA, A. (org) A ideologia da competência. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica; São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2022.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2012. p1-82.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª edição, Editora Atlas S.A, 2008, SP.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Relatório do 5º ciclo de monitoramento das metas do plano nacional de educação – 2024. Brasília, 2024. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_quinto_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_plano_nacional_de_educacao.pdf. Acesso em: 01 ago. 2024.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). O ProfEPT. Histórico. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/sobreprofept. Acesso em: 31 jul. 2024.
NASCIMENTO, F. P. Metodologia da Pesquisa Científica: teoria e prática – como elaborar TCC. Brasília: Thesaurus, 2016.
NEVES, L. M. W.; PRONKO, M. A. O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado: da formação para o trabalho complexo no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2008.
OBSERVATÓRIO PROFEPT. Consulta de egressos, dissertação, produtos educacionais. Disponível em: https://obsprofept.midi.upt.iftm.edu.br/. Acesso em: 29 jul. 2024.
OLIVEIRA, F. Das invenções à indeterminação. In: OLIVEIRA, F.; RIZEK, C. (orgs.). A era da indeterminação. São Paulo: Boitempo, 2007. p. 15-45.
PINHEIRO, B. C. S. Como ser um educador antirracista. 5ª ed. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.
SAAD FILHO, A.; MORAIS, L. Brasil: Neoliberalismo versus democracia. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2018.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152–165, jan. 2007.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação, Cultura e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.