RAÇA E CLASSE JUNTAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CONTRA O NEOLIBERALISMO ECONÔMICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).12892

Palavras-chave:

Racial, Racismo Estrutural, Democracia, Formação Integral, Políticas Neoliberais

Resumo

A educação é constantemente disputada no campo político e se configura como privilégio de classe. Para superar essas limitações, sugere-se que a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) deve estar aliada à educação antirracista. Nesse sentido, este artigo objetiva  destacar a importância da promoção de uma educação antirracista inserida na formação humana integral almejada pela Educação Profissional e Tecnológica como possibilidade de emancipação da classe trabalhadora. Trata-se de um artigo de revisão narrativa a partir da compreensão do autor Francisco de Oliveira, presente no texto “Das invenções à indeterminação”, contido no livro “A era da indeterminação”, de forma a relacionar raça, classe e Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Os resultados alcançados apontam o potencial da Educação Profissional e Tecnológica para superação das desigualdades sociais. Em termos gerais, compreende-se que a prática da educação para as relações étnico-raciais constitui elemento fundamental para a emancipação da classe trabalhadora.

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Biografia do Autor

  • Gabriela Borges Barbosa, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Possui graduação em Administração Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso (2022). Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica. Membro do grupo de pesquisa Práticas Educativas em EPT. Atualmente é assistente administrativo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

     

  • Lúcio Ângelo Vidal, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Graduado em licenciatura em física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006), formado em Meteorologia pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (2005), graduado em Ciências Contábeis pela UFMT (2023), mestre em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009) e doutor em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Professor de Física do Instituto Federal de Mato Grosso (2013). Compõe desde 2017 o corpo docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica (profEPT) do IFMT campus Cuiabá. Integra o grupo de pesquisa GPET. Atualmente é líder do grupo de pesquisa GPET. É representante docente do centro-oeste na Comissão Acadêmica Nacional do Mestrado profEPT.Tem como foco em suas publicações experiências de ensino vinculadas a fenômenos meteorológicos no Ensino Superior. Desenvolve também alguns artigos com propostas mais didáticas para a Física do Nível Superior

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Publicado

27/12/2024

Como Citar

Borges Barbosa, G., & Vidal, L. Ângelo. (2024). RAÇA E CLASSE JUNTAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CONTRA O NEOLIBERALISMO ECONÔMICO. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(2 (Especial), 136-147. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2 (Especial).12892