A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL E OS PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS DA “ESCOLA UNITÁRIA DE GRAMSCI”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).12899

Palavras-chave:

Mundo do trabalho, sociedade

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica no Brasil surgiu a partir da necessidade de mão de obra qualificada para o mercado, cuja oferta dessa educação não apresenta uma uniformidade de concepções. Nesse contexto, o presente artigo busca compreender a formação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil a partir dos pressupostos educacionais do autor Gramsci, por meio de uma pesquisa bibliográfica na base de dados Periódicos CAPEs. Os resultados alcançados indicam que a construção da EPT no Brasil se baseia nos princípios educacionais de Gramsci, no que se refere a integração da formação intelectual e laboral, porém, seu propósito é atender aos interesses do capital. Apesar, de legislações e políticas voltadas para essa integração, em termos gerais, faz-se necessária ações efetivas voltadas para formação emancipatória do indivíduo, afastada dos interesses mercadológicos.

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Biografia do Autor

  • Camila Daniela dos Santos Ferraresso, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2018), Especialização em Gestão Pública pelo IFMT (2020). É Servidora técnica efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso. Atualmente é aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - campus Cuiabá, no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT.

  • Larissa Beraldo Kawashima, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (2002), Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2004), Especialização em Educação Física Escolar pela CEUCLAR (2007), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2010) e Doutorado em Educação pela UFMT (2018). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT - campus Cuiabá e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. É docente colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF com polo na Faculdade de Educação Física da UFMT. É líder do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física no Ensino Médio Profissionalizante - GEPEFEP.

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Publicado

27/12/2024

Como Citar

Ferraresso, C. D. dos S. ., & Kawashima, L. B. (2024). A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL E OS PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS DA “ESCOLA UNITÁRIA DE GRAMSCI”. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(2 (Especial), 65-76. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2 (Especial).12899