A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL E OS PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS DA “ESCOLA UNITÁRIA DE GRAMSCI”
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).12899Palavras-chave:
Mundo do trabalho, sociedadeResumo
A Educação Profissional e Tecnológica no Brasil surgiu a partir da necessidade de mão de obra qualificada para o mercado, cuja oferta dessa educação não apresenta uma uniformidade de concepções. Nesse contexto, o presente artigo busca compreender a formação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil a partir dos pressupostos educacionais do autor Gramsci, por meio de uma pesquisa bibliográfica na base de dados Periódicos CAPEs. Os resultados alcançados indicam que a construção da EPT no Brasil se baseia nos princípios educacionais de Gramsci, no que se refere a integração da formação intelectual e laboral, porém, seu propósito é atender aos interesses do capital. Apesar, de legislações e políticas voltadas para essa integração, em termos gerais, faz-se necessária ações efetivas voltadas para formação emancipatória do indivíduo, afastada dos interesses mercadológicos.
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