A ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO NA EPT E A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: perspectivas para a inclusão de alunos com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).12925Palavras-chave:
Desenvolvimento Integral , Educação Inclusiva, Educação Especial, Educação Profissional e TecnológicaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar como a articulação entre educação e trabalho na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pode promover a formação humana integral, com foco na inclusão de alunos com deficiência. O estudo discute práticas pedagógicas e metodológicas que possibilitam a integração de estudantes com necessidades especiais no ambiente da EPT, destacando a importância de estratégias interdisciplinares e do uso de tecnologias assistivas para garantir uma educação inclusiva e equitativa. São abordadas práticas educativas interdisciplinares que promovem a articulação entre o mundo do trabalho e a educação, além de apresentar experiências realizadas no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) na área de Educação Especial, refletindo sobre os desafios e as potencialidades da inclusão no contexto da EPT. Para isso foi realizado uma pesquisa de abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos, uma pesquisa descritiva e bibliográfica. Tendo como orientação teórica: Arroyo (2011); Freire (1996); Frigotto (2011); Gramsci (1978); Machado (2018); Mantoan (2006); Piaget (1978); Saviani (2007); Vygotsky (1984), entre outros autores. Os resultados indicam que a EPT tem o potencial de promover o desenvolvimento integral de estudantes com deficiência, preparando-os tanto para o mercado de trabalho quanto para uma atuação cidadã e crítica na sociedade.
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