A ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO NA EPT E A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: perspectivas para a inclusão de alunos com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).12925

Palavras-chave:

Desenvolvimento Integral , Educação Inclusiva, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como a articulação entre educação e trabalho na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pode promover a formação humana integral, com foco na inclusão de alunos com deficiência. O estudo discute práticas pedagógicas e metodológicas que possibilitam a integração de estudantes com necessidades especiais no ambiente da EPT, destacando a importância de estratégias interdisciplinares e do uso de tecnologias assistivas para garantir uma educação inclusiva e equitativa. São abordadas práticas educativas interdisciplinares que promovem a articulação entre o mundo do trabalho e a educação, além de apresentar experiências realizadas no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) na área de Educação Especial, refletindo sobre os desafios e as potencialidades da inclusão no contexto da EPT. Para isso foi realizado uma pesquisa de abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos, uma pesquisa descritiva e bibliográfica. Tendo como orientação teórica: Arroyo (2011); Freire (1996); Frigotto (2011); Gramsci (1978); Machado (2018); Mantoan (2006); Piaget (1978); Saviani (2007); Vygotsky (1984), entre outros autores. Os resultados indicam que a EPT tem o potencial de promover o desenvolvimento integral de estudantes com deficiência, preparando-os tanto para o mercado de trabalho quanto para uma atuação cidadã e crítica na sociedade.

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Biografia do Autor

  • Ronilson Farias Majjione Balbuena, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) 2012, em Geografia pelo Claretiano Centro Universitário 2022 e em Pedagogia pelo Centro Universitário Unifaveni 2024. Pós Graduação em Organização Socieconômica e Política de Desenvolvimento Territorial nos Assentamentos de Reforma Agrária pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) 2015 e Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) 2019. Mestre em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) 2020. Atua como Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva, na área de Educação Especial. 

  • Zaryf Araji Dahroug Pacheco, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), especialista em Diversidade e Educação Inclusiva no Contexto das Ciências Naturais pela UFMT. (2020), mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2015). Atualmente é professora do Instituto Federal de Mato Grosso, campus Sorriso e Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Científica, Rica e Inclusiva (EduCRI). Tem interesse nas áreas de Educação, Educação Inclusiva, Métodos ativos de Aprendizagem, STEAM, Ecologia e Sustentabilidade.

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Publicado

27/12/2024

Como Citar

Farias Majjione Balbuena, R., & Zaryf Araji Dahroug Pacheco. (2024). A ARTICULAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO NA EPT E A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: perspectivas para a inclusão de alunos com deficiência. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(2 (Especial), 113-123. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2 (Especial).12925