A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NO CURRÍCULO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA DO IFMS: uma análise crítica
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2.12929Palavras-chave:
Metodologia. Ensino. Pesquisa.Resumo
A pesquisa, como processo de construção de conhecimento tem uma tríplice dimensão: i) epistêmica, ii) pedagógica e, iii) social, assim, este estudo tem como objetivo conhecer a proposta da unidade curricular Metodologia da Pesquisa Científica (MPC) aplicada ao curso médio técnico integrado em informática do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, a fim de verificar e entender os motivos que levaram a inclusão da disciplina na matriz curricular do curso. Trata-se de uma pesquisa exploratória e para o desenvolvimento dessa pesquisa, foram analisados: a ementa da disciplina, a matriz curricular do Curso Técnico Integrado em Informática do IFMS Campus Campo Grande, o Projeto Político Pedagógico do Curso do ano de 2022, o Plano de Desenvolvimento da instituição (2019-2023) e o Plano de Desenvolvimento do Campus Campo Grande. Para estabelecer a relação entre a pesquisa como princípio educativo e a formação integral, bem como verificar a existência dessa relação, foi realizada uma análise crítica dos textos. Dentre os principais achados: a) dissociação entre o objetivo da MPC e o perfil do egresso, b) o ensino da MPC voltado à complementação da formação a partir da retirada do (TCC do currículo, c) o possível prejuízo na formação (sem obrigatoriedade de pesquisa) e, d) na redução da iniciação científica na instituição. Consideramos que o papel da disciplina precisa estar em acordo com a formação do estudante e o perfil de profissional que a instituição deseja dispor à sociedade, estando estreitamente vinculados a sólida formação científico-tecnológica caracterizada como indutora de uma educação emancipatória.
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