A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NO CURRÍCULO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA DO IFMS: uma análise crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2.12929

Palavras-chave:

Metodologia. Ensino. Pesquisa.

Resumo

A pesquisa, como processo de construção de conhecimento tem uma tríplice dimensão: i) epistêmica, ii) pedagógica e, iii) social, assim, este estudo tem como objetivo conhecer a proposta da unidade curricular Metodologia da Pesquisa Científica (MPC) aplicada ao curso médio técnico integrado em informática do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, a fim de verificar e entender os motivos que levaram a inclusão da disciplina na matriz curricular do curso. Trata-se de uma pesquisa exploratória e para o desenvolvimento dessa pesquisa, foram analisados: a ementa da disciplina, a matriz curricular do Curso Técnico Integrado em Informática do IFMS Campus Campo Grande, o Projeto Político Pedagógico do Curso do ano de 2022, o Plano de Desenvolvimento da instituição (2019-2023) e o Plano de Desenvolvimento do Campus Campo Grande. Para estabelecer a relação entre a pesquisa como princípio educativo e a formação integral, bem como verificar a existência dessa relação, foi realizada uma análise crítica dos textos. Dentre os principais achados: a) dissociação entre o objetivo da MPC e o perfil do egresso, b) o ensino da MPC voltado à complementação da formação a partir da retirada do (TCC do currículo, c) o possível prejuízo na formação (sem obrigatoriedade de pesquisa) e, d) na redução da iniciação científica na instituição. Consideramos que o papel da disciplina precisa estar em acordo com a formação do estudante e o perfil de profissional que a instituição deseja dispor à sociedade, estando estreitamente vinculados a sólida formação científico-tecnológica caracterizada como indutora de uma educação emancipatória.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Jorge de Sousa Pereira, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS
    Graduação em Biblioteconomia pela Fundação Lowtons de Educação e Cultura - FUNLEC, Graduação em Administração, pelo Centro Universitário Vale do Ipojuca - UNIFAVIP e Especialização em Docência para Educação, Profissional, Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS.
  • Gisela Silva Suppo, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS

    Graduada em PEDAGOGIA , com habilitação em Administração Escolar pelo INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE AMERICANA -SP, especialista em Administração Escolar pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP e Gestão escolar, Coordenação, Supervisão e Orientação Educacional pela Associação Educacional do Vale do Itajaí Mirim e Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT (2023).  Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) como professora de Metodologia de Ensino onde ministra aulas para os Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado e Superior. 

  • Marilyn Aparecida Errobidarte de Matos, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS

    Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica Dom Bosco e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Católica Dom Bosco. Especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira RJ, Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Anhanguera/Uniderp. Atualmente é pesquisadora e professora de Metodologia da Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - campus Campo Grande.  É docente EBTT e nas Pós-graduações: Especialização em Ensino de Ciências e Matemática; Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, metodologias de ensino, tecnologias digitais da informação e comunicação, educação ambiental e ensino técnico e tecnológico.

Referências

BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Sousa.

Projeto de pesquisa: propostas metodológicas, 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1990.

BRASIL. Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Dispõe sobre instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2008.

BURKE, Peter. Problemas causados por Gutenberg: a explosão da informação nos primórdios da Europa moderna. Estud. av., São Paulo, v. 16, n. 44, p. 173- 185, abr. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 40142002000100010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 23 nov. 2022.

CAMPELLO, Bernadete. Introdução ao controle bibliográfico. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2006.

CARVALHO, Luis Osete Ribeiro et al. Metodologia Científica: teoria e aplicação na educação a distância. Univasf: Petrolina – PE, 2019.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da.

Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que Lutamos? Trabalho & educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 187- 205, jan/abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303/6679. Acesso em: 14 abr. 2023.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

DINIZ, Debora; TERRA, Ana. Plágio: palavras escondidas. Brasília: Letras Livres; Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2014.

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

GALIAZZI, Maria do Carmo Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de Ciências. Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 237-252, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. Barueri [SP]: Atlas, 2022.

IFMS - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Acesso à informação- Missão. 2022. Disponível em: https://www.ifms.edu.br/acesso-a-informacao/institucional. Acesso em: 19 abr. 2023.

IFMS. Plano de Desenvolvimento Institucional (2019-2023). Campus Grande: IFMS, 2018. Disponível em: https://www.ifms.edu.br/campi/campus-campo- grande/sobre/resolveuid/67eced9d99a4423eb4a424bc81547683. Acesso em: 24 dez. 2022

IFMS. História do campus de Campo Grande. IFMS: Campo Grande, [2023]. Disponível em https://www.ifms.edu.br/campi/campus-campo- grande/sobre/historia. Acesso em 31 jan. 2023

IFMS. Projeto Pedagógico de Curso – Técnico em Informática. Campus Campo Grande. Campo Grande: IFMS, 2022. Disponível em: https://www.ifms.edu.br/centrais- de-conteudo/documentos-institucionais/projetos-pedagogicos/projetos-pedagogicos- dos-cursos-tecnicos/projeto-pedagogico-do-curso-tecnico-em-informatica-campo- grande.pdf. Acesso em: 28 jan. 2023

KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 9. ed. Campinas: Pontes, 2004.

KUENZER, Acácia Zeneida. (Org.). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

MENEZES, Afonso Henrique Novaes et al. Metodologia científica: teoria e aplicação na educação a distância. Petrolina: Universidade Federal do Vale do São Francisco, 2019.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa.

ed. atual. São Paulo: Atlas, 2021.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento, execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2007.

MARTINS, Wilson. A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. 3. ed. rev. atual. e il. São Paulo: Ática, 1998.

MEC – Ministério da Educação. Implementação – Práticas – Caderno de práticas – Aprofundamentos – Metodologia de Pesquisa na Escola. [200-]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de- praticas/aprofundamentos/192-metodologia-de-pesquisa-na- escola?highlight=WyJkZWJhdGUiXQ==. Acesso em: 19 abr. 2023.

MEDEIROS, João Bosco; TOMASI, Carolina. Redação de artigos científicos: métodos de realização, seleção de periódicos, publicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

MELO, Aristeu Gonçalves de. O controle bibliográfico no Brasil: uma proposta. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 1981.

MORALES, Aran Bey; ROSSETTI, Adroaldo. O papel da tecnologia da informação na gestão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 36, n. 1, p. 124-135, jan./abr. 2007. Disponível em:

https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1191/1363. Acesso em: 9 nov. 2022.

MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: Dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, ano 23, vol.2- 2007.

MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 23-38, jul. 2015. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863>. Acesso em: 10. Ago. 2024.

OLIVEIRA, Antonio José Barbosa de. O papel da biblioteca universitária como espaço de afiliação e o bibliotecário como educador e agente inclusivo.Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 27, n. 2, p. 35-47, maio/ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/32654. Acesso em: 10 nov. 2022.

PEREIRA, Adriana Soares et al. Metodologia da Pesquisa Científica. Santa Maria: UFSM, 2018.

REY, Luis. Planejar e redigir trabalhos científicos. 2. Ed. rev. e ampl. São Paulo: Blucher, 1993.

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba, PR: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: https://ifg.edu.br/attachments/article/32019/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica- da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pdf

RUMMEL, Joseph Francis. Introdução aos procedimentos de pesquisa em educação. 4. ed. Porto Alegre: Globo, 1981.

Downloads

Publicado

27/12/2024

Como Citar

Jorge de Sousa Pereira, R., Silva Suppo, G. ., & Aparecida Errobidarte de Matos, M. (2024). A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NO CURRÍCULO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA DO IFMS: uma análise crítica. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(2 (Especial), 19-30. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2.12929