CONTRIBUIÇÕES DE GRAMSCI E MANACORDA PARA MUDANÇAS DE CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO NO BRASIL: algumas considerações
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).13011Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Formação Humana, Princípio EducativoResumo
O presente artigo resulta da pesquisa que investigou as contribuições de Gramsci e Manacorda em relação às mudanças de concepção de educação no Brasil. O objetivo aqui proposto é o de realizar uma correlação da análise crítica proposta por esses dois autores sobre formação humana com as características atuais na educação brasileira. As referências teóricas que fundamentam a investigação versam sobre os clássicos “Cadernos do cárcere, volume 2: Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo” e o “Princípio educativo em Gramsci”. Os procedimentos metodológicos adotados foram a abordagem qualitativa tanto para pesquisa quanto para a análise dos dados coletados, informada essencialmente pela interpretação das bibliografias a partir da leitura da literatura científica de referência. Os resultados alcançados indicam ser possível uma transformação na maneira de fazer educação, tornando-a mais humana e igualitária. Em termos gerais, é perceptível que o ensino brasileiro tem manifestado desejo rumo a essas mudanças, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido para alcançar o que fora proposto pelos dois autores.
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