EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: rearticulação entre trabalho e educação para uma formação humana integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2%20(Especial).13138

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, Formação Humana, Institutos Federais

Resumo

O presente texto apresenta a aproxima o leitor à temática Educação Profissional e Tecnológica: rearticulação entre trabalho e educação para uma formação humana integral que é abordado nesta edição especial da Revista Educação Cultura e Sociedade em sua 30ª (trigésima) edição. Os artigos desta edição exploram a relevância da EPT como ferramenta de emancipação social e democratização do acesso ao conhecimento. Eles destacam o papel da pesquisa voltada ao desenvolvimento tecnológico e à inovação, bem como da extensão como instrumento de transformação social e fortalecimento das comunidades locais e das minorias historicamente marginalizadas. Nesse sentido, asseveramos, a partir desse compilado de textos, que a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil tem trilhado os caminhos de uma formação humana integral

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Biografia do Autor

  • Geison Jader Mello , Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Licenciado em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Física (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2013) ambos pelo Programa de Pós-Graduação Física Ambiental (PGFA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT. Professor de Física no Campus Cuiabá "Octayde" do Instituto Federal de Mato Grosso (CBA IFMT). Atua nos níveis do Ensino Médio Integrado, Técnico Subsequente, Ensino Superior e Pós-Graduação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Mestrado Acadêmico (PPGEn IFMT) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional (ProfEPT IFMT).

  • Thiago Fernandes, Universidade Federal de Rondonópolis - UFR

    Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Cuiabá (UNIC), na linha de pesquisa em dinâmica de ambientes urbanos e rurais. Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), na linha de pesquisa em Gestão Ambiental e Sustentabilidade - impacto, monitoramento e contaminação ambiental nos biomas - Pantanal, Amazônia e Cerrado. Foi Professor Substituto (interino) do Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Campus de Barra do Bugres (2016/2017). Atualmente, é Professor Adjunto do Curso de Bacharelado em Administração - Faculdade de Ciências Aplicadas e Políticas - Universidade Federal de Rondonópolis (Campus Sede). Atua na área de Gestão, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Local - linha de trabalho em uso de tecnologias ambientais nas organizações e reaproveitamento de resíduos industriais. É auditor interno da ISO 9001 / 2015 (Gestão e Controle de Sistema da Qualidade) certificado pela Plenun Consultorias. Pesquisador Colaborador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Territorial: Alto Paraguai/MT (NuPEDeTer-AP) e do Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino Profissional - GPEP do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

  • Airton José Vinholi Júnior, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS

    É professor de Biologia no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Campo Grande. No IFMS, exerceu a função de Pró-Reitor de Extensão de 2016 a 2019; foi Coordenador de Extensão e Relações Institucionais do campus Ponta Porã (2012-2015); é membro suplente da Comissão de Ética do IFMS (Triênio 2020-2023). É docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e da Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, ambos do IFMS. Também é docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ensino de Ciências da UFMS, onde é integrante do colegiado do referido Programa. Participa do Grupo de Pesquisa em Ensino, Cultura, Espiritualidade e Saúde (Fiocruz/IOC). 

     

  • João Batista Lopes da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Professor adjunto na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, lotado no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação e Linguagem - FACHLIN. É Doutor em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, área de concentração: aspectos Sociais e Culturais da Educação Física, Esporte e Lazer. Mestre em Educação pela Universidade "Carlos Rafael Rodríguez", Cienfuegos, Cuba. Especialista em Ginástica Médica pela Universidade Castelo Branco - Rio de Janeiro. Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Cruz Alta - Rio Grande do Sul. Participa e atualmente é lider do Grupo de Pesquisa Culturas Contemporâneas. Editor-chefe da Revista Educação, Cultura e Sociedade.

Referências

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-Ação 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

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Publicado

27/12/2024

Como Citar

Mello , G. J. . ., Fernandes , T. ., Vinholi Júnior, A. J. ., & Lopes da Silva, J. B. . (2024). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: rearticulação entre trabalho e educação para uma formação humana integral. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 14(2 (Especial), 1-6. https://doi.org/10.30681/ecs.v14i2 (Especial).13138