A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A CIDADANIA AMBIENTAL: potencialidades para a preservação da Serra do Periperi em Vitória da Conquista - BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13742

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Cidadania Ambiental, Preservação Ambiental

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os impactos ambientais na Serra do Periperi, identificando os fatores que dificultam ou potencializam a sua preservação ambiental. Desse modo, realizamos um estudo exploratório, descritivo, de natureza qualitativa, desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e da observação sistemática da Serra do Periperi, em Vitória da Conquista – BA.  Os resultados evidenciam um intenso processo de degradação ambiental, ocasionado pelo crescimento desordenado de seu entorno, pela ocupação irregular, descarte inadequado de lixo e entulhos, desmatamento de mata para produção de carvão vegetal, caça e tráfico de animais silvestres.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luana Silva Santana, Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR

    Mestre em Bioenergia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (2017). Graduada em Matemática pela Faculdade de Candeias e bacharel em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB(2010). Docente dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia da Produção e Arquitetura e Urbanismo, Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Independente do Nordeste -(FAINOR ).Tem experiência na área de ensino de Física, Física Geral e Experimental I e II, ensino de Matemática, Matemática Básica e Aplicada, Estatística, Geometria Analítica Vetorial, Resistência dos Materiais , Fenômenos de Transporte, Mecânica Geral e Hidrologia

  • Klayton Santana Klayton Santana Porto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

    Doutor (2018) e mestre (2014) em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/UEFS. Atualmente é professor adjunto 4 da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino, Formação de Professores e Tecnologias (CNPq/UFRB). Participa de projetos de pesquisa e extensão que envolvem: investigação dos processos de ensino e de aprendizagem de Ciências, Física, Matemática e Computação; Formação inicial e continuada de professores/as que atuam na Educação Básica; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e modalidades educacionais, tais como: Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva, Educação a Distância e Educação Permanente em Saúde. Tem experiência como docente de cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, Educação Básica e ensino técnico profissionalizante, presenciais e a distância.

Referências

BELTRÃO, A. F. G. Curso de direito ambiental. São Paulo: Método, 2016.

BIFANI, P. Medio ambiente y desarrollo sostonible. 4. ed. Madrid: IEPALA, 2016.

DEEBEIS, T. D. Elementos de direito ambiental brasileiro. São Paulo: Leud, 2016.

FAMURS. Meio Ambiente na Administração Municipal: Diretrizes para Gestão Ambiental Municipal. Porto Alegre: Edição FAMURS, 2018.

FERRAZ, C. W. P. Os (des) caminhos do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 2021.

LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade e poder. Petrópolis: Vozes, 2015.

LEAO, M. L. A educação ambiental como um dos instrumentos de superação da insustentabilidade da sociedade atual. In: SILVA, C. (org). Meio ambiente desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2015.

LEÃO, C. F. B.; SILVA, R. S. de. Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2018.

LOUREIRO, G. F. Política ambiental: busca de efetividade de seus instrumentos. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2014.

LOMBAERT, M. V. A complexidade dos ecossistemas. Porto Alegre: Pallotti, 2017.

LUZZI, D. Educação ambiental: pedagogia, política e sociedade. In: PHILIPPI JR., A.; PELICIONI, M. C. F. Educação ambiental e sustentabilidade. Barueri: Manole, 2015.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2017.

MAIMON, D. Passaporte verde: gerência ambiental e competitividade. Rio de janeiro: Qualitymark, 2016.

MORAES, A. de. Direitos humanos fundamentais. São Paulo: Atlas, 2015.

NASRIN. Education, environment and society. New Delhi: APH, 2017.

ROCHA, J. S. M. da. Manual de manejo integrado de bacias hidrográficas. Santa Maria: Editora da UFSM, 2017.

ROCHA, J. S. M. da. Manual de projetos ambientais. Santa Maria: Impressão Universitária, 1997.

SILVA, V. G. da. Comentários à legislação ambiental. Brasília: Ambiental, 2017.

Downloads

Publicado

31/07/2025

Como Citar

Silva Santana, L. ., & Klayton Santana Porto, K. S. (2025). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A CIDADANIA AMBIENTAL: potencialidades para a preservação da Serra do Periperi em Vitória da Conquista - BA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(2), 105-118. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i2.13742