AVALIAÇÃO É MAIS DO QUE UMA NOTA: ressignificando o ato de avaliar dentro do contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v15i3.14012Palavras-chave:
Avaliação , Formação docente , Ensino e AprendizagemResumo
O livro A Avaliação como Aprendizagem: O Litígio da Nota (2024), organizado por Passarelli e Gomboeff, reúne estudos que problematizam o uso predominante das notas na avaliação escolar, abordando suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem. A obra, dividida em nove capítulos, apresenta percepções de diversos atores educacionais — professores, alunos, coordenadores, diretores e estagiários — e evidencia a tensão entre a avaliação formativa e a prática classificatória. Os autores destacam que a nota, muitas vezes, assume um caráter burocrático e excludente, reforçando desigualdades e rotulando estudantes. Em contraponto, defendem uma avaliação mediadora, centrada em devolutivas qualitativas que promovam o desenvolvimento integral dos alunos. A formação docente inicial e continuada emerge como fator decisivo para a transformação das práticas avaliativas. A obra contribui criticamente para o debate sobre políticas e práticas educacionais, apontando caminhos para uma avaliação mais ética, participativa e emancipadora.
Downloads
Referências
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 19. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
PASSARELLI, Lílian Ghiuro; GOMBOEFF, Ana Lúcia Madsen (org.). A avaliação como aprendizagem: o litígio da nota. Volume II. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2024. 286 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação, Cultura e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.