AVALIAÇÃO É MAIS DO QUE UMA NOTA: ressignificando o ato de avaliar dentro do contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v15i3.14012

Palavras-chave:

Avaliação , Formação docente , Ensino e Aprendizagem

Resumo

O livro A Avaliação como Aprendizagem: O Litígio da Nota (2024), organizado por Passarelli e Gomboeff, reúne estudos que problematizam o uso predominante das notas na avaliação escolar, abordando suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem. A obra, dividida em nove capítulos, apresenta percepções de diversos atores educacionais — professores, alunos, coordenadores, diretores e estagiários — e evidencia a tensão entre a avaliação formativa e a prática classificatória. Os autores destacam que a nota, muitas vezes, assume um caráter burocrático e excludente, reforçando desigualdades e rotulando estudantes. Em contraponto, defendem uma avaliação mediadora, centrada em devolutivas qualitativas que promovam o desenvolvimento integral dos alunos. A formação docente inicial e continuada emerge como fator decisivo para a transformação das práticas avaliativas. A obra contribui criticamente para o debate sobre políticas e práticas educacionais, apontando caminhos para uma avaliação mais ética, participativa e emancipadora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joelinton Fernando de Freitas, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Brasil

    Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da UNESP - IBILCE - São José do Rio Preto. Mestre em Letras (Estudos Linguísticos) pelo PPG Letras da UNEMAT/Sinop. Graduado em Letras Português/Inglês e respectivas literaturas também pela UNEMAT/Sinop e pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelo IFMT/Sorriso. É professor interino do curso de Letras da UNEMAT /Sinop ministrando disciplinas de Língua Inglesa e Linguística. Tem experiência nas áreas de Ensino e Aprendizagem de língua inglesa; Avaliação no ensino de línguas e livros didáticos de línguas estrangeiras. Também é membro do GEPLIAS (Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística) cadastrado no CNPQ.

  • Elaine Bedin Dornellas, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Brasil

    Mestranda em Estudos Linguísticos pelo PPGLetras da UNEMAT/Sinop e graduada em Letras - português e inglês pela mesma instituição.

Referências

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 19. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

PASSARELLI, Lílian Ghiuro; GOMBOEFF, Ana Lúcia Madsen (org.). A avaliação como aprendizagem: o litígio da nota. Volume II. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2024. 286 p.

Downloads

Publicado

20/12/2025

Como Citar

Freitas, J. F. de, & Dornellas, E. B. (2025). AVALIAÇÃO É MAIS DO QUE UMA NOTA: ressignificando o ato de avaliar dentro do contexto escolar. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 15(3), 138-145. https://doi.org/10.30681/ecs.v15i3.14012